No mês de outubro começa a campanha Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama em mulheres. Mas, você sabia que o tumor mamário é o que mais atinge os cachorros e gatos? O assunto é sério e exige monitoramento constante dos donos.
Ao contrário do que se pensa, ainda existem inúmeras dúvidas em torno do assunto. Afinal, qual a diferença entre câncer de mama entre mulheres e animais?
Para esclarecer questões sobre o tema, o Guia da Semana entrevistou a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes, que esclareceu essas e outras dúvidas muito comuns sobre o assunto! Confira:
Câncer de Mama só atinge fêmeas?
"Grande parte dos tumores mamários acometem as fêmeas, sendo extremamente raro em machos. Devido a influencias hormonais, a presença de receptores hormonais como estrógeno e progesterona tem papel importante para excitação hormonal no desenvolvimento de tumores".
A maioria dos tumores é benigno ou maligno? E como identificá-los?
"Aproximadamente 80 ou 90% dos tumores de mama são malignos. Para identificar o tumor, o tutor nota uma massa nodular firme".
Quais são os sintomas que o animal apresenta?
"O tutor nota uma massa nodular firme que pode aderir a pele, mas não a parede abdominal; mamas edemaciadas e vermelhas e em alguns casos pode apresentar exsudato (muco), e em casos mais graves apresentem ulceração de pele".
Como é feito o diagnóstico da doença?
"O diagnóstico da doença, ou seja, a confirmação se de fato existe um tumor, é através de imagem e biopsia preliminar".
Uma vez diagnosticado, como é feito o tratamento?
"O tratamento para o câncer de mama é através da Mastectomia, isto é, a retirada da cadeia mamaria e castração para retirar os fatores hormonais".
Existe uma prevenção contra o câncer de mama?
"Segundo a médica, a prevenção é feita através da castração das fêmeas".
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 4 Out 2018.