Difícil pensar em beterraba e não se lembrar dos seus benefícios para a saúde. Sempre ouvimos falar que ela é ótima por vários motivos. Essa raiz é rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além disso, a beterraba é considerada forte aliada no combate à anemia e à hipertensão.
Além de benéfica, ela ainda traz uma característica bem peculiar: sua cor. A coloração roxa que a beterraba solta é praticamente uma tinta natural. E é por isso que pratos com ela ficam, além de ricos nutricionalmente, com uma aparência linda.
Que tal usar a cor da beterraba para embelezar e enriquecer sua comida? Confira 8 receitas com beterraba que vão colorir seus pratos!
Tapioca de Beterraba
*Receita da Lucilia Diniz
Ingredientes
Suco de beterraba
1 beterraba
½ xícara (chá) com água
Tapioca
4 colheres (sopa) de farinha de tapioca pronta
Sugestão de Recheio
Ovos mexidos
Modo de preparo
Suco de beterraba: Bata a beterraba no liquidador com a água e coe. Tapioca: Em um bowl, junte três colheres (chá) do suco de beterraba com a tapioca. Mexa com as mãos até formar um pó com pequenos flocos. Aqueça uma frigideira pequena em fogo médio. Com a ajuda de uma peneira, preencha toda a superfície da frigideira. Deixe dourar de um lado. Vire e deixe dourar do outro. Retire e coloque uma colher do recheio no centro. Dobre e sirva. Você também pode rechear com ingredientes doces.
Nhoque de Beterraba
*Receita da Lucilia Diniz
Ingredientes
Nhoque
200 g de beterraba descascada e picada
2 envelopes de gelatina sem sabor
Sal a gosto
Molho
3 colheres (sopa) de mostarda light
1 pote de iogurte desnatado
1 colher (chá) de mel
Pimenta a gosto
Modo de preparo
Nhoque: Dissolva a gelatina em ¼ de xícara (chá) de água com sal e reserve. Ponha um litro e meio de água na panela. Acrescente a beterraba e cozinhe até que fique macia. Escorra e coloque-a no liquidificador. Bata com uma xícara (chá) e meia da água do cozimento. Junte a gelatina dissolvida. Leve à geladeira para ganhar consistência. Quando a massa estiver firme, faça bolinhas com o auxílio de uma colher. Molho: Misture todos os ingredientes. Tempere a gosto. Aqueça para servir.
Suflê de beterraba
*Receita GNT
Ingredientes
½ colher (sopa) de amido de milho
1 beterraba média cozida
½ xícara (chá) de leite
2 ovos
60g de queijo parmesão ralado
100g de queijo minas padrão picado
Modo de preparo
Misture o amido de milho com o leite e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Coloque no liquidificador junto com a beterraba, o queijo minas e as gemas dos ovos. Bata bem e tempere com sal, se necessário. Em seguida, passe para uma tigela. Bata as claras em neve, junte-as delicadamente à mistura e leve para um refratário. Salpique o queijo ralado por cima e deixe no forno por 20 minutos ou até dourar. Sirva quente.
Risoto de Beterraba
*Receita da Rita Lobo
Ingredientes
Beterraba
4 beterrabas
1 cebola roxa
1 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
1L de água
Risoto
1 xícara (chá) de arroz para risoto
2 colheres (sopa) de azeite
½ cebola roxa
¼ de xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100g de queijo minas
2 ramos de endro (dill)
1 pitada generosa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Beterraba: Lave bem os legumes em água corrente. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em três pedaços e a cebola em quatro partes (é importante deixar os legumes em pedaços maiores para ficar mais fácil de retirar quando o caldo estiver pronto). Numa tábua, corte a beterraba em cubos de um centímetro: comece cortando em fatias de um centímetro, depois em tiras e as tiras em cubos. Numa panela, junte os legumes, a água, a folha de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Com uma pinça de cozinha, retire os pedaços de cenoura, cebola, salsão e descarte. Passe o caldo pela peneira. Volte à panela e reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos para finalizar o prato. Não descarte o restante, ele pode ser usado em outra preparação. Risoto: Enquanto o caldo está no fogo, comece a preparar o risoto. Lave e seque bem o endro e reserve numa tigelinha - ele será usado para temperar e decorar o risoto já pronto. Corte o queijo minas em cubos de cerca de um centímetro. Reserve também. Descasque a cebola e fatie bem fino. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com uma colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e vá mexendo com uma colher, até a cebola ficar transparente. Aumente o fogo novamente, junte o arroz e mexa bem por um minuto. Tempere com sal e pimenta-do-reino (lembre-se de que o caldo não leva sal). Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas al dente (ainda durinho no meio). Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente, pois o risoto deve ficar úmido. Adicione o parmesão e misture bem. Desligue o fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Divida o risoto nos pratos que irá servir. No centro de cada um, coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada do caldo, a metade do queijo minas, folhas de endro e regue tudo com o azeite restante. Se quiser, tempere a saladinha do centro com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.
Panqueca de beterraba
Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de chá de leite
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de beterraba picada
50ml de azeite
Modo de preparo
Coloque os ovos, o leite, a farinha de trigo, a beterraba e o azeite no liquidificador. Bata os ingredientes até que adquiram consistência de massa. Em uma frigideira quente untada com azeite, espalhe uma concha da massa. Assim que estiver dourada, vire do outro lado. Quando estiver tostada, retire do fogo.
Sopa de Beterraba
* Receita do Minha Vida
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola média picada
3 beterrabas, sem casca, picadas (500g)
1 litro ½ de água
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
1 tablete de caldo de legumes
½ colher de (sopa) de amido de milho
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 4 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes por 15 minutos, após o início da fervura. Transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Volte ao fogo alto e adicione o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto, ou até encorpar e acrescente o sal a gosto. Sirva em seguida. Rende: 6 porções.
Picolé de beterraba
Ingredientes
250 gramas de beterraba ou duas beterrabas grandes
500 ml de água
70 gramas de cenoura ou meia cenoura
250 gramas de abacaxi ou metade de um abacaxi grande
10 folhas de hortelã
150 gramas de açúcar
Modo de preparo
Bata no liquidificador a beterraba, a água e a cenoura. Se gostar dos pedacinhos da fruta, coe apenas metade do líquido. Leve novamente ao liquidificador. Acrescente o abacaxi em pedaços e o açúcar. Depois de bater novamente, volte a coar para tirar os fiapos de abacaxi. Coloque em forminhas para picolé. Leve ao congelador a menos 18 graus. Sirva.
Hambúrguer de beterraba e arroz integral
*Receita do livro 'Veggie Burgers'
Ingredientes
3 beterrabas médias com casca
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa sem casca cortada em cubos
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1½ xícara de feijão-preto ou roxinho cozido
1 xícara de arroz integral cozido
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
Pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
Lave bem a casca e corte as pontas da beterraba. Rale no processador ou em um ralo grosso. Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio. Junte a cebola e refogue por 6-8 minutos ou até começar a ficar translúcida. Adicione a beterraba e o sal e misture. Tampe e cozinhe por 10-12 minutos ou até a beterraba ficar macia. Despeje o vinagre, misture e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau. Espere esfriar um pouco. Em uma tigela, amasse grosseiramente o feijão. Junte a mistura de beterraba, o arroz, a salsinha e pimenta-do-reino a gosto. Acerte o sal e modele seis hambúrgueres com 1 cm de espessura. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto. Frite os hambúrgueres aos poucos. Eles devem chiar em contato com o óleo – esse é o sinal de que está se formando uma crosta. Frite por 1 minuto, reduza o fogo para médio e frite por mais 2-3 minutos. Com cuidado, vire os hambúrgueres. Frite por 4-5 minutos ou até o ponto desejado. Rendimento: 6 hambúrgueres médios.
Por M.
Atualizado em 13 Jun 2016.