A história do Quindim começa nos conventos de Portugal, por volta da época das colonizações. As freiras usavam enormes quantidades de claras de ovos para engomar as suas vestes e, visto que sobravam muitas gemas, elas pensaram em evitar o desperdício.
As mulheres então começaram a preparar um doce feito com açúcar, gemas e amêndoas. Este doce foi chamado de Brisa-de-lis e foi um sucesso. Quando os portugueses vieram para o Brasil, o acesso a amêndoas era um pouco mais restrito e, por isso, trocaram o ingrediente por coco ralado, que tinha em abundância por aqui. Nascia assim, o nosso querido Quindim.
Desde então, este doce é considerado uma paixão nacional. E o melhor? É simples de fazer e você pode preparar em casa! O Guia da Semana te ensina como fazer o quindim perfeito! Confira:
Ingredientes
Para fazer um quindim delicioso você vai precisar de:
10 gemas
80g de coco fresco ralado
2 colheres de sopa de coco ralado fresco
1 xícara de chá de açúcar
Coco e açúcar
Misture o coco e o açúcar em uma tigela e deixe descansar por 10 minutos. Esse tempo de descanso é importante para que o coco umedeça o açúcar, o que vai garantir aquela base mais durinha do doce. Além disso, é necessário fazer a receita com coco fresco, pois aquele de saquinho não tem umidade suficiente.
Fure as gemas
Outro segredinho importante? Passe todas as gemas por uma peneira para retirar a película que as envolve. Isso é importante para que o seu quindim não fique com aquele cheiro de ovo. Coloque as gemas em uma peneira e as fure, deixando passar naturalmente pelos buraquinhos. Se você mexer muito, a película passa junto e aí não vai adiantar nada o trabalho, né? Após colocar as gemas peneiradas, coloque a manteiga derretida. Junte com a mistura de açúcar e coco de mexa bem.
Banho-maria
Unte forminhas de quindim com manteiga e polvilhe com açúcar. Distribua a mistura nas forminhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º. Aqui é importante frisar: asse em banho-maria. O banho-maria faz com que a temperatura não ultrapasse 100 graus, o que faz com que o seu doce tenha uma textura leve e macia. Asse por 10 minutos cobertos com papel alumínio. Retire o papel e asse por mais 15 minutos até que o quindim esteja firme.
Sirva gelado
Retire do forno e desenforme os doces ainda mornos. Leve-os até a geladeira e sirva-os gelados.
Atualizado em 7 Abr 2019.