O licor é uma bebida forte, geralmente frutada, que é servida após os jantares por causa de seus efeitos digestivos. Além de ser muito saborosa, também é extremamente simples de preparar em casa.
Por isso, o Guia da Semana reuniu 8 dicas para preparar licor caseiro, incluindo receitinhas! Confira a seguir e se delicie com sua própria bebida:
O álcool
Você pode preparar licor caseiro com vodka, cachaça, rum e conhaque. Basta escolher sua bebida favorita. Lembrando que bebidas como vodka e cachaça combinam muito com licores frutados. Já rum e conhaque ficam ótimos com licores mais encorpados e cremosos, como chocolate e café.
Mantenha em lugar escuro
Depois de engarrafá-lo e fechá-lo muito bem, certifique-se de manter a sua bebida em local fresco e escuro.
Mexa
Não se esqueça de mexer a garrafa todos os dias. Alguns licores ficam prontos em dias, outros em semanas e outros em meses. O importante é mexer a garrafa todos os dias para que todos os ingredientes se misturem.
Mil e uma utilidades
O licor é uma bebida consumida, geralmente, após as refeições por ser digestiva. Porém, ele também pode ser um ótimo ingrediente no preparo de delícias como pudins, trufas, bolos e tortas.
A garrafa
É importante comprar uma garrafa de vidro com rolha e à prova de vazamentos. Além disso, como você terá que mexer o seu licor todos os dias para misturar os ingredientes, o recipiente não pode deixar vazar nada.
Tempo
A regra do licor é: ele fica muito mais saboroso com o tempo. Por isso, prepare-o sem pressa, de três a quatro meses antes de consumi-lo.
Esterelize a garrafa
Não se esqueça de esterilizar a garrafa e deixá-la esfriar antes de colocar o seu licor dentro. Isso serve para que nenhuma contaminação presente dentro do recipiente estrague a sua receita.
Atualizado em 6 Nov 2019.