O nhoque é considerado uma das mais antigas massas italianas. A receita foi criada por volta do século 17, pela população mais pobre da Itália que, em períodos de guerras ou extrema escassez de alimentos, precisavam economizar farinha, ingrediente que era ainda um luxo só da riqueza.
Por essa razão, as mamas italianas inventaram uma massa feita com batatas - que rendia demais, sendo por muitos anos considerada comida das classes mais baixas. A farinha era utilizada apenas para dar liga. Nascia, então, essa delícia de receita que é um sucesso até hoje.
O Guia da Semana trouxe alguns truques essenciais para fazer o nhoque perfeito! Confira:
O clima
Mesmo que pareça exagero, saiba que o clima pode interferir bastante na produção da sua massa. Isso porque para fazer o nhoque perfeito é preciso ter o mínimo de umidade. Prefira fazer a sua receita em dias secos e ensolarados!
Ingredientes
O segredo essencial para fazer nhoque é usar o mínimo de farinha possível. O ideal é um quilo de batata para mais ou menos 300g de farinha de trigo. A farinha é usada apenas para dar liga na massa. E, por isso, o ideal é utilizá-la quando for moldar as bolinhas.
A batata
As batatas ideais são binge e baraka. Quanto mais velhas e secas, melhor. Cozinhe elas com a casca e as passe no espremedor ainda quentes para evitar que fiquem grumos na massa.
Cuidado com a água
Como já dito, o nhoque precisa de ambiente e ingredientes secos para que a massa tenha liga. Por isso, use batatas secas, evite fazer a receita em dias chuvosos ou úmidos e cuidado com o espaço de trabalho para que a batata não tenha contato com água.
Mexa o mínimo possível
Esprema as batatas e coloque farinha aos poucos só para dar liga. Mexa com uma espátula o mínimo possível, pois o manuseio fará com que a água da batata se solte. Quando fizer os rolinhos, você pode mexer com as mãos e, como já dito anteriormente, use o mínimo de farinha na superfície de uma mesa. Faça cordões com a massa e use a farinha para dar liga até que desgrude das mãos. Corte os nhoques e deixe-os separados longes um do outro para que sequem e não percam o formato na hora do cozimento.
Cozinhe com água e sal
Nada de colocar óleo na água. Cozinhe o nhoque apenas com água e sal. O óleo faz com que o nhoque fique escorregadio e não pegue o molho que você vai preparar para ele.
O ponto certo
Quando o nhoque estiver pronto ele vai subir e boiar na água. Demora mais ou menos um minuto e meio para que eles estejam no ponto certo.
Como congelar
Você pode preparar a sua massa e congelar para outras ocasiões. Coloque os nhoques sem amontoá-los em uma forma e a cubra com papel-filme. Quando for preparar, basta colocá-los em água fervente e cozinhar normalmente.
Atualizado em 25 Jun 2019.