Não tem como pensar em Natal e não imaginar um delicioso Panetone recheado de frutas ou com gotas de chocolate. É claro que o mercado conta com diversas opções de dar água na boca, mas... você já pensou em preparar esta delícia em casa?
Se você optou por se aventurar na cozinha e fazer o seu próprio doce, então precisa ver essas 10 dicas para fazer o Panetone caseiro perfeito! Confira:
Paciência
Sim, paciência é uma dica importante e, por isso, ela é a primeira da lista. Isso porque para preparar um Panetone molhadinho e com a massa bem leve é preciso respeitar a espera de descanso da massa, que dura pelo menos 1h30.
Moderação
Todo mundo gosta de um panetone recheado com bastante frutas e gotinhas de chocolate, né? Só que na hora de colocar a mão na massa, é bom ter moderação. Se você se empolgar e colocar frutas demais, a massa ficará mais densa e será mais difícil para crescer.
Sempre forno médio
A massa do Panetone é uma massa que precisa ser assada uniformemente. Por isso, a melhor maneira é assá-la em forno médio, o que faz com que a mistura seja aquecida igualmente.
Cuidado com o choque térmico
A massa do Panetone pode ficar borrachuda se você tirá-la do forno direto para a temperatura ambiente. O ideal é desligar o forno após a massa ser assada e deixar a porta entreaberta até ela esfriar. Assim, ela esfria aos poucos e não perde a sua leveza.
Conserve
Após preparar o seu delicioso Panetone, você pode conservá-lo tranquilamente em temperatura ambiente por uma semana. Mas você também pode optar por congelá-lo, sabia? Se este for o caso, congele apenas com os produtos recheados de frutas. Caso você tenha preparado uma receita recheada de creme, o melhor é congelar apenas a massa e recheá-lo na hora de servir.
Enformando
É importante apertar bem a massa ao colocá-la na forma. Isso impede que se forme bolhas de ar no forno e que o seu pão fique oco.
Farinha
Sempre adicione a farinha pouco a pouco, enquanto mexe junto com os outros ingredientes. Isso ajuda para que a massa fique uniforme e cresça fofinha e igual.
Método esponja
Esse método é bastante usado na preparação de panettone. O método consiste em deixar a massa descansar com o fermento por cerca de 5 horas - é preciso estar envolvida em plástico para não perder sua umidade. Depois do período, é só prosseguir com o passo a passo da receita tradicional. Esse método ajuda para que a massa fique mais saborosa, aromática e leve.
O ponto
Ao contrário dos bolos convencionais, para ver se o Panetone está pronto não é espetando-o com um palito. Pelo contrário, você precisa segurar a forma e ver se ela está mais leve do que quando você a colocou no forno. Se estiver mais leve, aí sim está pronto.
Descongelando
Se você optou por congelar a sua receita, então é preciso descongelar o doce antes de servi-lo. Para isso, deixe o seu panetone descongelar em temperatura ambiente por mais ou menos 3 horas ou leve-o diretamente ao forno pré-aquecido por 30 minutos.
Atualizado em 17 Out 2019.