Com o Natal se aproximando, você começa a pensar na deliciosa ceia que servirá para família e amigos, certo? E é claro que o peru, o astro da mesa nesta época do ano, merece atenção especial.
Não sabe nem por onde começar o preparo do prato típico? Não se preocupe, pois o Guia da Semana reuniu 7 dicas incríveis para você preparar o peru de Natal perfeito. Com certeza os seus convidados vão amar ;)
Escolha a melhor ave
É bom procurar um peru do tamanho ideal para servir todos os seus convidados. Atualmente, é fácil achar nos mercados e empórios opções variadas de tamanhos. Para você ter uma ideia, um peru de cinco quilos serve facilmente 10 pessoas. Um peru de 2 quilos é suficiente para quatro pessoas.
Descongele
Os perus são vendidos, geralmente, congelados. A melhor forma de descongelar a sua ave é dedicar pelo menos 12 horas para a empreitada para que, desta forma, ele descongele naturalmente. Vale reforçar a dica de não deixá-lo descongelando fora da geladeira para evitar riscos de contaminação. O ideal é lavá-lo, colocá-lo em um recipiente e reservá-lo na parte mais baixa da geladeira.
Marinada
A marinada é importantíssima para que a carne do peru ganhe sabor. Depois de descongelado, lave a ave e a deixe de molho em água gelada por mais ou menos dez minutos. Seque muito bem a ave com um pano limpo e tempere com os ingredientes de sua preferência. Uma boa marinada pode ser preparada com vinho branco, vinagre, ervas frescas, suco de frutas... Deixe a ave mergulhada nesta marinada por pelo menos 12 horas. E sempre na geladeira, viu?
Temperatura
A carne do peru geralmente resseca muito fácil. Por isso, é importante assá-lo em temperatura baixa, ou seja, 180º. Uma dica para deixar a carne sempre suculenta é lambuzá-lo de manteiga antes de levá-lo ao forno. Isso ajuda a não ressecar e deixa a pele ainda mais gostosa.
Acompanhamentos
Os perus geralmente são vendidos com os seus miúdos dentro de um saquinho. Aproveite estas partes para preparar uma farofa gorda ou um arroz suculento. Além disso, o caldo que sobrou na forma do peru depois de assado pode ser temperado e servido à parte para os convidados molharem ainda mais a carne.
Tempo de forno
As pessoas costumam utilizar a regra "um quilo, um hora". Ou seja, para cada quilo do peru, pelo menos uma hora de forno. É claro que isso depende muito da potência do seu forno. Então vale acompanhar o preparo, conferindo de hora em hora como anda o seu assado. É importante aproveitar esse momento de checagem para molhar a carne com a marinada e colocar mais manteiga, evitando que o peru resseque.
Como servir
É claro que você deve servir o peru inteiro na mesa, já que ele é o grande prato do Natal. Vale decorar o prato com ervas frescas e frutas. Sirva com acompanhamentos clássicos como arroz, legumes cozidos e saladas. No dia seguinte, o peru pode ser fatiado e transformado em um delicioso sanduíche.
Atualizado em 24 Dez 2018.