A costelinha de porco pode ser servida como aperitivo em um happy hour ou ser a grande protagonista de uma refeição especial. Independente da sua escolha, ela precisa ser bem preparada, né?
Por isso, o Guia da Semana reuniu 7 dicas para fazer a costela de porco perfeita! Sua receita vai ficar tão gostosa que os convidados não vão resistir. Confira:
Escolha a sua costela
Ao comprar a sua costelinha, você precisa saber que precisará comprar cerca de 400g por pessoa. No mercado é possível encontrar as costelas inteiras, fatiadas e desossadas. A sua escolha vai depender da receita que pretende fazer.
Lave
Lave as costelas em água fria para remover qualquer pedaço de osso do açougue. Se o açougueiro não removeu a pele do lado inferior, faça você mesmo. Depois de assada, a pele fica bem dura e difícil de mastigar.
Sal
O sal penetra profundamente na carne e amplifica o sabor. Ainda, ajuda as proteínas a reter a umidade, o que deixa a costela com uma crostinha crocante deliciosa. Considere colocar sal na costela duas horas antes de assá-la.
Tempere
Você não precisa temperar a carne de um dia para o outro como a maioria das receitas sugere. Uma hora antes é mais do que suficiente para que os temperos escolhidos agreguem sabor. Uma boa dica para "colar" o tempero na carne é usar vinho branco, azeite ou mostarda.
Hora de assar
Sempre opte por assar a sua costela em fogo baixo. Isso fará com que a carne continue saborosa e não perca muito líquido.
Molho
Algumas pessoas servem costelas sem molho barbecue, mas você pode preparar o molho que mais gosta. Mas não se esqueça que a protagonista é a costela, então o molho não pode tirar todo o sabor da carne. Se você acha que os convidados poderão gostar de mais molho, deixe-o em uma travessa na mesa à disposição.
Tempo
Em um forno convencional, asse sua costela por cerca de 40 minutos embrulhada em papel alumínio e depois por 20 minutos sem o papel.
Atualizado em 8 Jan 2020.