Com a chegada do verão, os convites para curtir um churrasquinho com a galera com certeza aumentarão. E para variar a carne, um saboroso peixe na brasa pode ser uma ótima opção.
Para te ajudar, o Guia da Semana reuniu 10 dicas simples para fazer um delicioso peixe na churrasqueira. Confira:
Tempo
Deixe o peixe na grelha por pelo menos 30 minutos. Neste período, vire a peça de ambos os lados para que ela asse igualmente.
Mantenha a pele
Para evitar que seus filés se desmanchem, considere deixar a pele do peixe. Isso ajudará a manter o peixe unido em uma única peça.
Não deixe grudar
Pincele os dois lados do peixe com uma fina camada de óleo vegetal. Tempere com sal e pimenta. Coloque a pele do peixe com o lado para baixo na grelha - isso impede que o peixe grude.
Foco na gordura
É muito importante exagerar na gordura ao preparar um peixe na churrasqueira. Isso ajuda para que ele não fique com a carne seca e nem grude na grelha. Ao colocá-lo no fogo, passe bastante azeite em volta dele.
Marinada
É importante preparar uma saborosa marinada antes de colocar o peixe no fogo. Quanto mais ele ficar mergulhado nos temperos, mais saboroso ficará. Confira aqui 10 receitas de marinadas para peixes, carnes e frangos.
Qual peixe
As melhores opções de peixes para serem preparados na churrasqueira são os mais gordos e firmes. Vale apostar em sardinha, anchova, tainha, dourado-do-mar, pintado, atum e salmão.
O ponto
Use uma faca ou garfo para testar o ponto do peixe. Se o utensílio entrar facilmente na carne do peixe, ele já está pronto para virar e grelhar do outro lado.
Use espetos
Isso se refere a peixes e frutos do mar pequenos, como camarão e vieiras. Claro que você pode grelhá-los diretamente nas grades, mas há o risco deles caírem na brasa e temos certeza que você não quer isso. Com os espetos você evitará perdê-los. Além disso, é mais prático, pois você precisará girar os espetos apenas uma ou duas vezes ao invés de cuidar de cada camarão ou vieira individualmente.
Limpeza
Para limpar o peixe, abra-o ao meio e retire os órgãos e a espinha dorsal. Assim, o peixe assa mais rápido. Mas atenção: esta dica não vale para a sardinha! Este peixe deve ser assado com a barrigada intacta - o que deixará a receita mais saborosa e suculenta.
Escolha o melhor peixe
Para assegurar que o peixe está fresco e sua receita ficará saborosa e saudável, confira os olhos do peixe. Eles precisam estar brilhantes e límpidos.
Atualizado em 5 Nov 2019.