Quem é apaixonado por vinho sabe que essa bebida pede aquele petisco especial para acompanhar. Afinal, vinho com comidinhas é a combinação perfeita para reunir os amigos e a família em casa para um happy hour ou jantar agradável.
Mas por muita gente achar que o vinho é uma bebida difícil de harmonizar, acaba ficando sempre no queijo e outros aperitivos mais comuns. Porém, são infinitas as opções de comidinhas que podem acompanhar um bom vinho tinto, branco, rosé ou até champanhe. Sendo assim, confira a nossa galeria de 12 petiscos (doces e salgados) deliciosos para comer com vinho!
Bruschetta Tradicional de Tomate
*Receita do chef Sergio Arno
Ingredientes
4 fatias de pão italiano
4 dentes de alho
4 tomates grandes
Uma vasilha bem cheia de azeite
Modo de preparo
Esfregue um alho em cada fatia de pão, de ambos os lados, e leve ao forno em fogo baixo por cerca de cinco minutos. Enquanto isso, junte em uma vasilha os tomates picados, o azeite, as folhas de manjericão e uma pitada de sal. Misture bastante. Retire as fatias de pão do forno, vire para o outro lado e coloque o tomate por cima. Leve ao forno por mais cinco minutos. Cada fogão tem um humor, então fique sempre atento para não queimar. Rende 4 porções.
*Harmoniza com vinhos tintos potentes, com notas de frutas vermelhas.
Bolinho de Bacalhau
*Receita por Bacalhau da Noruega
Ingredientes
300g bacalhau da Noruega
1 ramo salsa
1 kg batata(s)
Pimenta do reino
2 clara(s) de ovo
Azeite de oliva
Óleo
Modo de preparo
O primeiro passo é dessalgar o bacalhau e desfiá-lo com um pano de algodão ou com as mãos. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturar ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta (de preferência moída na hora), as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente. O rendimento é de 40 porções.
*Harmoniza bem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa.
Polenta Frita
*Receita do Tudo Gostoso
Ingredientes
2 xícaras (chá) de fubá
2 tabletes de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Óleo para fritar
Modo de preparo
Dissolva o fubá em uma xícara (chá) de água fria e reserve. Em uma panela, leve ao fogo duas xícaras (chá) de água. Quando iniciar fervura, dissolva o caldo; junte o queijo e o fubá e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Despeje a polenta em uma assadeira grande (26 x 38cm) umedecida e espalhe bem. Cubra com papel de alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte. Corte a polenta em tiras e frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.
*Harmoniza bem com vinhos de efeito terroir, com toques terrosos.
Espetinho de Camarão
*Receita do Tudo Gostoso
Ingredientes
3 dentes de alho espremidos
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado (opcional)
3 colheres (sopa) de óleo
1kg de camarão médio, limpo sem casca e sem cabeça
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o alho, o suco de limão, sal, pimenta, a páprica, o gengibre e o óleo. Acrescente o camarão e misture. Deixe descansar por 15 minutos na geladeira. Espete os camarões em espetos de churrasco e leve à grelha da churrasqueira por 10 minutos, virando na metade do tempo. Se desejar, asse em chapa quente por 5 minutos. Sirva em seguida. Dica: Para não queimar a madeira dos espetos, deixe-os de molho em água por 30 minutos antes de usar. Rende 5 porções.
*Harmoniza bem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa.
Pizza fácil de liquidificador
*Receita da chef Elisabeth Teodoro
Ingredientes
Massa
2 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
1 lata de molho de tomate
500 g de mussarela ralada
Fatias de tomate
Azeitonas picada
Orégano
Ovos cozidos picados
Cebola em rodelas
250 g de presunto cozido picado
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque os ovos, o leite, a manteiga, a farinha e o fermento em pó e bata tudo até ficar uma massa homogênea. Em fogo médio, unte uma frigideira (20 cm) com um pouco de manteiga ou óleo e coloque, em seu centro, a massa, espalhando-a com uma colher para cobrir o fundo. Deixe dourar a parte de baixo e com a ajuda de uma espátula, vire a massa. Depois de bem assada, acrescente o molho e o recheio de sua escolha. Use uma tampa para que asse mais rápido. A receita rende, em média, 6 porções, dependendo do tamanho de cada rodela.
*A harmonização vai depender do sabor da pizza. Na dúvida, a acidez de um bom Pinot Noir vai cair bem.
Alcachofra
*Receita por Ana Maria
Ingredientes
2 alcachofras
Salsinha picada
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 copos de água
Vinagrete
½ cebola picada
1 tomate picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal
Suco de limão espremido a gosto
Modo de preparo
Colocar em uma panela as alcachofras e os dois copos de água. Salpicar salsinha, o sal e regar o azeite entre as pétalas. Tampar a panela e levar ao fogo por 20 minutos em fogo baixo. Servir com vinagrete. Vinagrete: Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture.
*Por ser um prato amargo, a alcachofra harmoniza vem com vinhos mais doces.
Isca de Peixe
*Receita do Tudo Gostoso
Ingredientes
200 g de filés de merluza ou pescada
Sal a gosto
Suco de meio limão
1 dente de alho pequeno picado
1 colher de sopa de cebola picada
½ colher de sopa de salsa picada
½ colher de sopa de cebolinha picada
4 colheres de sopa de vinho branco
Modo de preparo
Corte os filés em pequenas tiras. Tempere com sal, limão, cebola, alho, salsa e cebolinha e 1 cálice de vinho branco seco, tudo batido no liquidificador. Descanse o peixe temperado na geladeira por umas duas horas. Depois empane as tiras de peixe em farinha de trigo e frite em óleo bem quente. Quando dourados retire e escorra em papel absorvente. Sirva quente com pedaços de limão. Dica: Para empanar, use farinha de trigo misturada a amido de milho, uma colher de sopa cheia de amido, para cada xícara de chá de farinha de trigo.
*Harmoniza bem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa.
Arancini
*Receita do restaurante Spadaccino
Ingredientes
400g de arroz arbóreo
50g de manteiga
1 saquinho de açafrão
1 cebola grande
Sal (a gosto)
Pimenta branca (a gosto)
6 colheres (sopa) de queijo parmesão
1L de caldo de legumes
½ copo de vinho branco
Queijo gorgonzola
Queijo muçarela cortada em cubinhos
Óleo (para fritar)
Farinha de rosca
Modo de preparo
Murchar a cebola bem picada na manteiga. Adicione o arroz e mexa e, em seguida, acrescente o vinho para evaporar, colocando uma concha do caldo de legumes de cada vez, mexendo sempre, por cerca de 15 a 18 minutos, até a parte externa do grão ficar mole e o centro do grão, ainda resistente. Inclua o sal e a pimenta branca, no tempero de sua preferência. Deixe o risoto esfriar bem. Depois disso, coloque o risoto na palma da mão em forma de concha, para que fique em formato redondo e recheie com o queijo gorgonzola e os cubinhos de muçarela e feche. Agora é a vez de empanar os bolinhos em farinha de rosca e levar para a fritura em óleo bem quente. Desta forma, o arancini estará sempre crocante e quente, com o queijo bem derretido em seu interior.
*Por serem fritos, os bolinhos pede a acidez dos espumantes.
Tábua de Embutidos
A Tábua de Embutidos, na verdade, não tem segredo. Reúna a quantidade proporcional a quantidade de pessoas que irão se servir e mescle: presunto de parma, salame, presunto cozido e tipos diferentes de linguiça, vale até enrolar um deles, como o presunto cru, em palitinhos salgados.
*Ingredientes de sabor forte e marcante, como os embutidos, exigem vinhos não tão encorpados nem complexos. Prefira um vinho branco fresco, que é suave e ácido.
Churros
*Receita do programa Fazendo a Festa
Ingredientes
1 xícara de água
115g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
3 ovos
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a manteiga para derreter com a água, o sal, a baunilha e o açúcar. Depois que a água começar a ferver e a manteiga estiver completamente derretida, coloque a farinha de uma vez só. Mexa bem até desgrudar da panela. Desligue o fogo e adicione os ovos batidos. Mexa bem. Coloque em um saco de confeitar e faça os churros em uma assadeira com papel manteiga. Leve ao forno por 18 minutos a 200 graus. Depois de assados, desligue o forno e deixe os churros esfriarem dentro do forno por 10 minutos.
*Para não deixar o sabor enjoativo, prefira um vinho ácido
Por ser extremamente açucarado, esse tipo de doce pede uma bebida que enfrente essas características. O indicado, então, é um rótulo com muita acidez para não deixar a sobremesa enjoativa. No caso do tradicional pudim, Tiago Locatelli recomenda um vinho aveludado, com dulçor na medida certa, aromas e sabores de frutas secas e cristalizadas.
Brigadeiro Gourmet
*Receita por A Vida Doce
Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de pedaços de chocolate (ao leite, meio amargo ou amargo)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Raspas de chocolate ou granulado
Modo de preparo
Coloque na panela a manteiga e aqueça em fogo baixo até derreter (não deixe a manteiga espumar). Adicione o leite condensado, o chocolate e o cacau, misture bem. Deixe ao fogo baixo e mexa sem parar até chegar ao ponto de brigadeiro. Tire da panela e coloque a massa em um recipiente untado com pouca manteiga. Após esfriar faça as bolinhas e passe-as no granulado ou raspas de chocolate, depois coloque nas forminhas.
*Como o cacau, a gordura e o açúcar são sabores intensos, escolha vinhos tintos e intensos.
Cupcake
Ingredientes
Massa
350g de farinha de trigo
300g de margarina
300g de açúcar
25g de chocolate em pó
20 ml de vinagre
250 ml de leite
2 ovos
1 colher (chá) de corante vermelho
1 colher (sopa) de fermento
2 colheres (sopa) de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 pitada de bicarbonato de sódio
Cobertura
10 g de manteiga
280g de açúcar
45ml de leite
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Modo de preparo
Bata a margarina com o açúcar e ovos até formar um creme claro - reserve. Misture, em uma vasilha à parte, os ingredientes secos. Adicione o corante, a essência, o buttermilk (mistura do leite e o vinagre) e o creme reservado, alternando com os ingredientes secos. Distribua a massa em forminhas para cupcake. Asse por aproximadamente 20 minutos, em 180º. Para o topping, misture na batedeira a manteiga, a essência, metade do açúcar e o leite. Diminua a velocidade da batedeira e junte, aos poucos, o restante do açúcar. Acrescente sobre os cupcakes prontos.
*Com sobremesas mais frutadas, como frutas vermelhas, escolha vinhos mais delicados. Já se for um cupcake de chocolate, opte por vinhos mais intensos e encorpados.
Atualizado em 29 Mar 2018.