Existe alguém no mundo que não goste de pizza? Pode até ser que você não goste de calabresa, prefira massa mais fina ou até requeijão comum no lugar de catupiry, mas uma coisa é certa: não há nada melhor que dar uma mordida naquela massa quentinha cheia de queijo derretido em cima!
Ficou com vontade? Então que tal dispensar o delivery hoje e curtir a sua pizza aí mesmo, no sofá da sua casa, saindo direto do forno do jeitinho que você gosta? Conheça agora 7 receitas de pizza que você pode preparar na sua cozinha e transforme-se em um pizzaiolo de mão cheia!
Pepperoni na massa pan: a clássica
-
Misture 350ml de água morna com um sachê (mais ou menos 10g) de fermento biológico seco e espere uns 5 minutinhos até que a mistura comece a ficar meio espumosa.
-
Em outro recipiente, misture 500g de farinha com 1 colher de chá de sal e adicione a água com o fermento.
-
Bata na batedeira com o gancho de massa ou sove em uma superfície untada com azeite por uns 10 minutos ou até a massa ficar mais lisa — ela vai continuar bem grudenta, mas não coloque mais farinha!
-
Deixe crescer por pelo menos 1 hora ou até dobrar de tamanho.
-
Depois, pegue a massa, jogue-a em uma superfície com farinha e divida-a em 4 partes (vai murchar bastante, não se assuste). Se quiser, dá para fazer uma pizza só e guardar o restante na geladeira por 3 dias ou no freezer por 1 mês.
-
Coloque um pouco de azeite em uma frigideira (fora do fogo!), pegue uma bolinha da massa e passe no azeite dos dois lados, espalhando com os dedos para cobrir toda a superfície.
-
Espere mais 1 hora até a massa crescer de novo e, depois desse tempo, estoure as bolinhas de ar muito grandes com os dedos.
-
Ligue o forno no mais alto possível e deixe-o pré-aquecendo. Enquanto isso, leve a frigideira ao fogo baixo e espere até que o fundo da massa fique douradinho. Depois, retire do fogo e passe a massa para uma tábua para rechear.
-
Agora vem o melhor: cubra a massa com molho de tomate, muçarela ralada epepperoni a gosto. Se quiser, salpique um pouco de orégano e até parmesão por cima.
-
Por fim, se quiser que a massa fique bem crocante, pode levar ao forno direto sobre a grade mesmo. Se preferir uma pizza mais macia, pode voltar com ela para a frigideira ou um tabuleiro. Agora é só esperar o queijo derreter e deliciar-se com a sua massa pan caseira!
Pizza turbo: para as horas de desespero
Achou a massa pan muito complicada ou está com fome demais para ficar esperando o fermento agir? Sem problemas: essa pizza aqui vai atender aos seus desejos a jato!
-
Coloque um disco de massa pronta (pode ser de pizza de frigideira, de wrap ou até pão árabe) na frigideira e cubra com molho de tomate e muçarela.
-
Cubra com um segundo disco de massa sobre o recheio, ligue o fogo baixo e espere o primeiro disco ficar douradinho para virar o sanduba.
-
Virou? Então cubra o que antes era o fundo da pizza com mais recheio, dessa vez abusando e acrescentando também calabresa, presunto e o que mais tiver na sua geladeira.
-
Para acelerar ainda mais o processo, tampe a frigideira para que o recheio de cima derreta logo. Só fique de olho para não carbonizar o fundo! Quando sentir o cheirinho de pizza e ver a muçarela borbulhando, sirva e delicie-se — sem queimar a língua, heim?
Marguerita com a massa fina: para quem é chique
Dizem que existem no mundo dois tipos de pessoas: aquelas que gostam de gatos e as que gostam de cães. Com pizza, é mais ou menos a mesma coisa: tem gente que gosta da massa pan, bem gordinha, e tem quem prefira a massa fina, crocante e levinha. Se você está no segundo grupo, também temos uma receita que vai agradar suas papilas:
-
Misture um sachê de fermento biológico seco a 325ml de água morna e deixe agir.
-
Adicione a 500g de farinha com 1 colher de chá de sal e misture com as mãos.
-
Sove sobre um superfície esfarinhada por cerca de 10 minutos ou até formar uma massa lisinha, macia e elástica, que você vai dividir em quatro bolas (se quiser, guarde o que não for usar na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 1 mês).
-
Coloque as bolinhas de massa sobre um tabuleiro enfarinhado, cubra e deixe crescer por mais ou menos uma hora ou até que as bolas dobrem de tamanho. Como o forno precisa estar bem quente (pelo menos 220°C), lembre-se de ligá-lo uma meia hora antes de a pizza terminar de crescer.
-
Abra a bola com as mãos sobre o seu balcão enfarinhado. A dica para que a massa fique bem fininha é levantá-la da superfície no começo, deixando que a gravidade a estique e, depois, ir empurrando com a palma das mãos. Se furar, pegue um pedacinho das bordas e faça um remendo — ninguém vai saber!
-
Depois, cubra com molho de tomate (pode adicionar um fio de azeite, se quiser), parmesão ralado e pedaços de muçarela de búfala. Para que o manjericão não fique muito torrado, você pode colocá-lo depois que a pizza sair do forno douradinha e com a muçarela borbulhando!
Rolinhos de pizza: para comer na frente da TV sem se sujar
Com vontade de comer pizza, mas tem preguiça de usar pratos ou se sujar com os guardanapos? Temos a solução: rolinhos de pizza ao mais moderno estilo finger food! Veja só:
-
Misture meia colher de chá de fermento biológico seco a 170ml de água morna e espere uns 5 minutos para que o fermento comece a agir.
-
Adicione o líquido a uma tigela com 300g de farinha, 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de chá de sal.
-
Deixe na batedeira com o gancho de massa ou sove no balcão da sua cozinha (limpo e enfarinhado) até formar uma massa lisa e elástica.
-
Coloque de volta na tigela e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
-
Abra a massa sobre o balcão enfarinhado com a ajuda de um rolo (ou, na falta dele, uma garrafa limpa). Tente manter um formato retangular, ok?
-
Passe molho de tomate sobre a massa, acrescente parmesão ralado e, se quiser, pedacinhos de pepperoni ou calabresa e algumas folhinhas de manjericão.
-
Comece a enrolar a massa pelo lado mais comprido, igual a um rocambole. Você pode precisar de uma mãozinha nessa hora, então convoque amigos e parentes para a cozinha.
-
Corte o rocambole em rolinhos com mais ou menos dois dedos de largura e coloque-os sobre um tabuleiro antiaderente ou untado com azeite.
-
Deixe crescer por mais 30 minutos e aproveite para pré-aquecer o forno a 200°C.
-
Coloque os rolinhos no forno e asse por uns 15 minutos ou até que você e seus convidados estejam babando com o cheiro de pizza!
Pizza com massa de couve-flor: para quem não pode com o glúten
Quem disse que quem não come glúten precisa ficar sem pizza? Esta receita aqui, além de deliciosa, ainda é super saudável:
-
Rale uma couve-flor bem grande até obter 1 ½ copo americano do vegetal ralado. Coloque em uma tigela e leve ao micro-ondas por entre 7 e 8 minutos para amaciar.
-
Depois que esfriar, misture a couve-flor ralada a 1 copo de muçarela ralada, 1 ovo e 2 colheres de sopa de parmesão ralado.
-
Espalhe a massa com os dedos sobre uma forma de pizza untada ou coberta com papel manteiga.
-
Asse a massa por 15 minutos no fogo baixo e retire do forno para rechear.
-
Cubra com molho de tomate, mais muçarela e o recheio de que mais gostar — frango com requeijão? Tomate cereja e manjericão? Presunto e pimentão? Você escolhe!
-
Leve ao forno de novo até que o recheio derreta e buon appetito!
Pizza de banana com canela: bem quentinha
Além de deliciosa, essa pizza é incrivelmente fácil de fazer. Para terminar a noite com gostinho de “quero mais”, faça assim:
-
Sabe as massas de pizza que a gente te ensinou a fazer até agora? Escolha a sua preferia (ou aproveite um restinho que sobrou das pizzas salgadas) e siga o passo a passo até a hora de rechear.
-
Chegou no recheio? Então nada de colocar molho de tomate! Pegue cerca de 8 bananas nanicas — a quantidade vai depender do tamanho das bananas, mas lembre-se de que é melhor sobrar que faltar, certo? — e corte-as em rodelas não muito finas.
-
Espalhe as rodelas de banana pela pizza toda e salpique com açúcar a gosto ou leite condensado — ou os dois!
-
Adicione canela a gosto e asse até que o açúcar derreta. Como a banana fica pronta em menos tempo que recheios com queijo, a pizza vai ficar menos douradinha mesmo, mas se quiser driblar isso você pode pré-assar a massa antes de colocar o recheio.
Pizza de chocolate: o gran finale
A ideia de misturar pizza e chocolate pode assustar algumas pessoas, mas basta uma mordida nessa invenção genial para mudar de ideia imediatamente! Depois do jantar bem-sucedido com as suas pizzas caseiras, saiba agora como fechar a noite com chave de ouro e acertar a mão na pizza doce:
-
Como o chocolate derretido fica bem mais líquido que os outros recheios, depois de escolher a sua massa favorita, pode ser uma boa ideia enrolar um pouquinho as bordas para evitar que o chocolate transborde.
-
O segredo para que a pizza de chocolate não fique seca é usar creme de leite como se fosse molho de tomate: passe-o sobre a massa antes de qualquer coisa.
-
Depois, pegue chocolate meio amargo (o ao leite se queima facilmente no forno) e espalhe em abundância sobre a massa. Asse em fogo baixo até que o chocolate derreta — fique de olho no forno para não secar demais!
-
Para finalizar, coloque pedacinhos de morango e, se quiser, sirva com uma bola de sorvete de creme!
Atualizado em 14 Jan 2016.