A jaca nunca esteve tão em alta! Além de possuir inúmeros benefícios para a saúde, o fruto foi descoberto como um grande aliado em receitas veganas deliciosas. Isso porque, quando preparada da maneira correta, sua consistência e sabor ganham uma enorme semelhança com a carne de frango. E é por isso que a coxinha de jaca é sucesso absoluto - até mesmo entre os carnívoros!
Com tantos benefícios assim, era melhor até rever a expressão "botar o pé na jaca", pois o ingrediente vai muito além da famosa coxinha. A fruta é ótima para preparo também de receitas de sobremesas, vitaminas e pode servir de recheio para muitas receitas salgadas. Que tal botar a mão na massa? Confira na galeria 6 receitas com jaca que vão te surpreender!
Carne de Jaca
*Receita do Ecycle
Ingredientes
1 jaca verde da variedade dura
1 panela de pressão
Água
Óleo
Modo de preparo
Para o preparo da receita dessa “carne”, você deve escolher uma jaca da variedade dura que ainda não esteja madura, limpá-la com uma escovinha e cortar em pedaços grandes para então levá-la à panela de pressão. Por ter dimensões naturalmente grandes, uma única fruta costuma render bastante, e você pode congelar essa “carne” em embalagens individuais para usar futuramente. As jacas menores são mais fáceis de cortar e são uma boa opção para quem vai cozinhar para poucos. Utilize uma faca resistente e bem afiada. O fruto é meio "grudento", então antes de realizar o processo, unte a faca e a tábua que serão utilizadas com óleo ou azeite. Use luvas ou sacos plásticos para manusear a jaca ou unte também suas mãos. Ela gruda em tudo que encostar nela, por isso, use avental. Em contato com água, a substância se torna ainda mais aderente. Corte o fruto em pedaços grandes com casca, coloque-os na panela de pressão e cubra com água até a metade. Se sobrar jaca, realize o processo mais de uma vez, mas nunca sobrecarregue a panela. Deixe o fruto cozinhando por 40 minutos, em média. Quando estiver pronto, escorra a água e deixe esfriar, tire o miolo e a casca, que são as partes mais duras, e também as sementes (as sementes são comestíveis e podem ser cozidas, assadas, torradas ou ainda dá para fazer uma farinha com elas). Depois disso, desfie o fruto e utilize em suas receitas como bem entender.
Sorbet de Jaca
*Receita do chef Rodrigo Oliveira
Ingredientes
500g de polpa de jaca dura fresca
120g de água
125g de açúcar
5g de glucose (Karo)
Sementes de jaca a gosto
Polpa de jaca fresca
Jaca em calda
Modo de preparo
Misture a água, o açúcar e a glucose e leve ao fogo para fazer uma calda. Quando estiver fervendo, adicione a polpa de jaca. Tire do fogo e deixe esfriar. Bata a mistura no liquidificador. Coe numa peneira fina e ponha na sorveteira ate conseguir a textura desejada. Cozinhe as sementes de jaca em água fervente. Descasque, fatie e toste-as no forno a 180°. Corte a polpa de jaca fresca em cubinhos. Monte o prato com um gomo de jaca em calda no fundo. Por cima, ponha uma colherada de sorbet. Decore com a jaca tostada e a a fruta fresca em cubos.
Coxinha de Jaca
*Receita do canal VegetariRANGO
Ingredientes
Massa
1 kg de Batata Cozida (guarde meio copo da água do cozimento)
Sal
Cebola (em pó de preferência)
Alho (em pó de preferência)
2 colheres de azeite
600 gramas de farinha de trigo
Farinha de rosca
Óleo
Recheio
Jaca Verde
Curry
Colorífico
Açafrão
Cebola e alho
Tomate
Salsinha
Modo de preparo
Antes de qualquer coisa, para evitar que a “cola” da jaca grude nas suas mãos, facas e na tábua de corte, besunte tudo com óleo de cozinha. Corte uma fatia relativamente grossa da fruta. Ela precisa caber na sua panela de pressão. Coloque a fruta na panela de pressão, já com água, tampe e leve ao fogo. Assim que começar o barulhinho da pressão, conte 20 minutos. Retire a fruta da panela, tire a casca e corte fora o miolo e as sementes. Sobrará apenas a polpa, que estará bem desfiada, muito semelhante a textura da carne de frango. Refogue com um pouco de óleo, a cebola e o alho. Quando a cebola já estiver meio transparente, acrescente a fruta que cozinhou. Dilua um pouco de colorífico, curry e açafrão (a gosto) em 1/2 copo de água e acrescente na panela. Além do sabor, é essa misturinha que dará aquela corzinha de frango de coxinha à jaca. Adicione o tomate, a salsinha, o sal, mexa mais um pouquinho e reserve. O recheio já está pronto. No liquidificador, bata as batatas cozidas junto com um pouco da água do cozimento. Se ainda estiver difícil do liquidificador bater, vá colocando mais água, até que ele dê conta. Adicione uma colher rasa (sopa) de cebola e alho em pó. Também coloque sal (a gosto) nessa mistura. Despeje essa mistura em uma outra panela e deixe no fogo até que comece borbulhar. Retire do fogo e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos e mexendo sempre. Vai empelotar, mas não se preocupe, é assim mesmo. Mexa bem. Leve a panela novamente ao fogo e continue mexendo. A ideia é que a massa vire uma bolinha homogênea, que desgrude do fundo da panela. Acrescente duas colheres de sopa de óleo à massa, mexa mais um pouco e desligue o fogo. Para saber se esta no ponto, retire um pedaço da massa, faça uma bolinha pequena e espere esfriar. Se quando fria, a massa não grudar na mão, está pronta. Faça discos grossos com a massa, coloque o recheio bem no centro e feche, moldando no formato de coxinha. Não exagere no recheio para conseguir fechar o salgado depois. Passe a coxinha numa mistura de farinha e água e em seguida na farinha de rosca. Agora frite o quitute em óleo quente. Está pronto!
Mousse de Jaca
*Receita da culinarista Edna Silva
Ingredientes
2 embalagens de leite condensado
2 embalagens de creme de leite
2 envelopes de gelatina sem sabor, dissolvidos em 10 colheres de água e levados ao micro-ondas por 10 segundos
1 xícara de suco de laranja
Suco de três limões mirins
500 g de jaca mole sem caroços
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da gelatina, e bata por cerca de 3 minutos. Em seguida, acrescente a gelatina. Bate por mais 3 minutos. Depois, leva para a geladeira até o mousse ficar consistente.
Geleia de Jaca
*Receita do blog Alimento Saúde Infantil
Ingredientes
1 xícara de bagas sem sementes para processar
+ 1/2 xícara de bagas em cubos
Suco de 2 limões
Raspas de casca de limão
Modo de preparo
Coloque a primeira xícara de bagas no liquidificador. Acrescente suco de 1 limão e bata bem. Coloque em uma panela e misture com as raspas da casca de limão. Misture e leve ao fogo baixo. Mexa e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acrescente as bagas em cubos e açúcar mascavo. Mexa e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar. Coloque em recipientes de vidro esterilizados.
Vitamina de Jaca com Banana
*Receita do blog Alimento Saúde Infantil
Ingredientes
1 banana média
1/2 xícara de jaca picada (madura)
Baunilha em fava
1 folha de couve picada
1 xícara de água de coco
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes até consistência cremosa. Atenção: Sementes da jaca não devem ser consumidas cruas, pois podem causar intoxicação. Cozinhe ou asse antes de consumir. Não ofereça para crianças pequenas. Pessoas que consomem medicamentos anticoagulantes, aspirina, ibuprofeno, varfarina, heparina não devem consumir jaca, especialmente sementes, pois ela possui substâncias que colaboram com a coagulação do sangue.
Atualizado em 10 Abr 2018.