Você adora receitas com uva passa? Se sim, vai amar a galeria que o Guia da Semana preparou com quitutes deliciosos que levam uva passa na receita. Bolo, farofa, risoto e até pudim estão na lista!
Confira 10 receitas com uva passa que vão te surpreender:
Farofa de Maçã e Passas
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 maçã descascada e picada
meia xícara (chá) de uvas-passas pretas sem semente
1 colher (sopa) de MAGGI® Fondor
1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
Modo de Preparo
Em uma panela aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a maçã, as uvas-passas, o MAGGI Fondor e mexa bem. Acrescente a farinha de mandioca e continue mexendo até misturar bem, sem deixar grudar no fundo da panela. Retire do fogo e sirva a seguir.
Bolinho Integral de Banana e Passas sem Açúcar
Ingredientes
1 banana-nanica madura, amassada
1 ovo
meia xícara (chá) de suco de maçã integral sem açúcar
1 xícara (chá) de Aveia Flocos Finos NESTLÉ®
meia xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó
meia xícara (chá) de uvas-passas pretas
Modo de Preparo
Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Despeje em forminhas de mini muffin (3 cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 25 minutos, ou até dourar levemente.
Arroz com Amêndoas e Passas
Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
3 tabletes de MAGGI® Caldo Galinha
4 xícaras (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de uva-passa preta
meia xícara (chá) de amêndoa sem pele, picada
Modo de Preparo
Em uma panela aqueça a manteiga e refogue o arroz. Acrescente o Caldo MAGGI dissolvido na água fervente. Misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até que o arroz fique bem seco. Retire do fogo e misture as uvas passas e as amêndoas. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
Bolo de Leite Moça, Ricota e Uva-passa
Ingredientes
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
250 g de ricota fresca
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó
meia xícara (chá) de uvas-passas pretas
Modo de Preparo
Em um liquidificador, bata o Leite MOÇA, a ricota, o óleo e os ovos, até obter uma mistura homogênea. Transfira para um recipiente e acrescente a farinha, as raspas de laranja, o fermento e as uvas-passas, misturando bem. Coloque em uma forma com furo central (23 cm de diâmetro) untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme.
Cuscuz Marroquino com Amêndoas e Uvas-Passas
Ingredientes
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 xícara (chá) de água fervente
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola roxa picada
1 tomate, sem sementes, picado
suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de pimenta-biquinho picada
1 stick de MAGGI® MEU SEGREDO® 7 Vegetais
3 colheres (sopa) de amêndoas em lascas
3 colheres (sopa) de uvas-passas
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de Preparo
Em um recipiente, coloque o cuscuz e acrescente a água fervente. Misture, cubra com um plástico-filme e reserve por cerca de 5 minutos ou até que toda a água tenha sido absorvida e o cuscuz esteja macio. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Sirva a seguir.
Pudim de Pão
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
5 pães amanhecidos
3 ¼ de xícara (chá) de leite fervente
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
½ xícara (chá) de uvas-passas
Modo de Preparo
Numa tigela, misture o açúcar e a água até dissolver. Transfira para uma fôrma de pudim de cerca de 25 cm de diâmetro. Leve a fôrma ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, sem mexer. Desligue o fogo quando formar uma calda caramelo, e tome cuidado para não deixar queimar. Com as costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Numa panela média, dissolva o açúcar no leite. Junte a manteiga e leve ao fogo para aquecer. Quando ferver, desligue o fogo. Numa tábua, corte os pães em fatias. Transfira para uma tigela grande e regue com o leite ainda quente. Deixe descansar por 15 minutos. Com um batedor de arame, bata os ovos numa tigela. Junte à tigela com as fatias de pão embebidas e misture bem. Transfira metade da massa para a fôrma caramelada, salpique com as uvas-passas e cubra com o restante da massa. Coloque a fôrma numa assadeira, regue com água fervente e leve para assar em banho-maria por 40 minutos ou até o pudim firmar. Retire do forno e, quando amornar, desenforme o pudim e sirva a seguir.
Granola Caseira
Ingredientes
3 xícaras (chá) de aveia em flocos grandes
½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
½ xícara (chá) de amêndoas picadas grosseiramente
¼ de xícara (chá) de semente de girassol
¼ de xícara (chá) de semente de abóbora
½ xícara (chá) de uva-passa branca
½ xícara (chá) de mel
¼ de xícara (chá) de óleo
1 ½ colher (chá) de canela em pó
1 ½ colher (chá) de gengibre em pó
3 bagas de cardamomo
1 pitada de sal
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). No pilão, bata levemente o cardamomo para abrir as bagas e retirar as sementes. Bata bem as sementes, até que fiquem moídas. Numa tigela grande, misture a aveia com as castanhas, as sementes, as especiarias e o sal. Junte o óleo e o mel e mexa bem com a espátula para envolver todos os ingredientes. Numa assadeira grande, de preferência antiaderente, coloque a granola e espalhe bem com a espátula, formando uma camada uniforme. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até a granola ficar dourada – na metade do tempo, mexa com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e misture as uvas-passas na granola ainda quente. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir ou armazenar (se não estiver usando uma assadeira antiaderente, transfira a granola para uma travessa, isso evita que ela grude na assadeira ao esfriar). Mantenha a granola num pote com fechamento hermético por até 3 meses.
Risoto de espinafre com uva-passa
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz para risoto
½ maço de espinafre (3 xícaras (chá) de folhas)
1 cebola
1 talo de salsão
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
¼ de xícara (chá) de vinho branco
2 xícaras (chá) de água
3 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de bicarbonato de sódio
2 cravos-da-índia
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
castanha-do-pará picada a gosto para servir
Modo de Preparo
Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave bem sob água corrente. No liquidificador, bata metade das folhas de espinafre com a água e reserve — este vai ser o líquido de cozimento do risoto. Reserve o restante das folhas no escorredor. Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Descasque e pique fino o dente de alho. Lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola, o salsão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por 1 minuto apenas para perfumar. Adicione o arroz e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte as uvas-passas, a água batida com espinafre e a cebola cravejada. Tempere com sal e pimenta a gosto e adicione o bicarbonato. Tampe a panela e aumente o fogo. Assim que começar a sair vapor pela válvula, diminua o fogo para médio e conte 2 minutos e 30 segundos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. Passado os 2 minutos e 30 segundos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Abra a tampa da panela e, com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada. Volte a panela ao fogo baixo, junte as folhas de espinafre, e adicione água fervente aos poucos, apenas para terminar de dar o ponto ao risoto — ele deve ficar cremoso, al dente e bem úmido. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo parmesão e misture bem. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva a seguir com castanha-do-pará picada.
Bolo Rei
Ingredientes
1 ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
1 xícara (chá) de amêndoas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 xícara (chá) de uvas-passas pretas
¼ de xícara (chá) de conhaque
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
¼ de xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
frutas cristalizadas a gosto
casca de laranja cristalizada a gosto
amêndoas laminadas a gosto
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha e reserve. Numa tábua, pique fino as amêndoas. Coloque as uvas-passas numa tigela e regue com o conhaque. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes. Sobre uma tigela, passe a farinha de trigo por uma peneira. Junte o fermento, a canela e as amêndoas picadas. Misture bem. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e bata com a pá por cerca de 2 minutos, até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos, até formar um creme fofo. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme, batendo bem entre cada adição para incorporar. Acrescente a mistura de secos em etapas e bata a cada adição apenas para misturar. Desligue e desencaixe a tigela da batedeira.
Sobre uma tigela, passe as uvas-passas por uma peneira e reserve o conhaque. Junte as uvas-passas à massa do bolo, adicione as frutas cristalizadas e misture delicadamente com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma untada e bata delicadamente sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos. Desenforme e pincele toda a superfície do bolo com o conhaque reservado - o bolo morno absorve o conhaque e fica úmido e perfumado. Espere o bolo esfriar para decorar com o glacê e as frutas. Numa panela pequena, coloque o açúcar, o leite e a manteiga. Leve ao fogo baixo e cozinhe sem parar de mexer. Assim que a manteiga derreter, misture por mais 1 minuto e desligue o fogo. Com uma concha, regue o glacê sobre o bolo. Disponha as frutas cristalizadas, as cascas de laranja e as amêndoas no glacê ainda úmido para fixar. Sirva a seguir.
Quibe de peixe com cebola e uva-passa
Ingredientes
2 cebolas
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
½ xícara (chá) de nozes tostadas picadas
2 colheres (sopa) de caldo de limão siciliano
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de pimenta síria
sal a gosto
500g de filé de saint peter (tilápia)
1 xícara (chá) de trigo fino (para quibe)
½ cebola
raspas de 1 limão siciliano
¼ de xícara (chá) de folhas de hortelã
¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha
5 colheres (sopa) de azeite
¼ de xícara (chá) de nozes tostadas picadas
1 ½ colher (chá) de sal
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Numa tigela pequena, coloque as uvas-passas de molho no caldo de limão enquanto prepara os outros ingredientes. Descasque e corte as cebolas em cubos de 1 cm. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos até ficar bem macia, adocicada e começar a dourar (não precisa caramelizar). Abaixe o fogo, tempere com a pimenta-síria, adicione as uvas-passas (com o caldo de limão) e misture bem. Junte as nozes e mexa por 1 minuto para absorver os sabores – não deixe o caldo de limão secar completamente, o recheio deve ficar úmido. Por último, misture o tahine, prove e ajuste o sal. Transfira o recheio para uma tigela e reserve. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário retangular de 15 cm X 22 cm. Em uma peneira forrada com um pano de prato limpo, lave o trigo sob água corrente. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve. Descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador. Adicione 3 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem a cebola. Junte os filés de peixe cortados em 4 pedaços – assim você não precisa bater os peixes em excesso. Adicione as ervas, o sal e pimenta a gosto. Bata rapidamente até triturar o peixe – evite bater em excesso para não formar uma pasta. Atenção: caso seu processador seja pequeno, bata o peixe em 2 etapas. Transfira o peixe batido para uma tigela, junte o trigo, as raspas de limão e misture bem com as mãos. Com as mãos úmidas, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme. Com uma colher, distribua o recheio sobre a base do quibe.
Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas para aplainar. Disponha sobre o recheio e pressione levemente, sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho. Com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa: faça um corte ao meio, no sentido do comprimento da travessa e depois faça 4 cortes transversais formando 8 retângulos. Espalhe as nozes por cima do quibe e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas. Sirva a seguir, acompanhado de salada de pepino com iogurte e salada de beterraba com tahine.
Atualizado em 21 Out 2021.