Além de trazer muitos benefícios à saúde, o vinho também é um ótimo acompanhamento para alguns pratos. Afinal, para quem gosta da bebida, nada melhor do que saborear uma boa massa com uma bela taça de vinho, não é? Além disso, a bebida também pode ser um ótimo ingrediente para alguns pratos, como risoto, doces e carnes!
Confira 15 receitas incríveis que levam vinho que o Guia da Semana preparou!
Risoto Quatro Queijos
Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1/4 de xícara de chá de azeite
1/2 xícara de chá de cebola ralada
3 dentes de alho
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne quente
1/2 xícara de chá de queijo prato picado
1/2 xícara de chá de queijo gorgonzola picado
1/2 xícara de chá de mussarela picada
1/2 xícara de chá de queijo ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte os queijos em pedaços e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.
Frango ao vinho tinto
Ingredientes:
8 sobrecoxas de frango
1,5 litro de vinho tinto
1 cebola picada
1 cenoura picada
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
150 g de cebolas miúdas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
250 g de cogumelos frescos cozidos
150 g de bacon em cubos
Modo de Preparo:
Ponha o frango em uma tigela e junte o vinho, a cebola, a cenoura e o alho. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte. Escorra o frango, a cebola e a cenoura e seque-os com papel-toalha. Reserve o vinho. Em uma frigideira, doure os pedaços de frango no óleo aquecido e transfira-os para uma panela. Refogue a cenoura e a cebola na mesma frigideira do frango e, em seguida, junte-as à panela. Polvilhe com a farinha de trigo e misture bem. Acrescente o alho e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Adicione o vinho e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos uma hora. Separe os pedaços de frango. Passe o molho por uma peneira, pressionando bem, e regue o frango com o molho peneirado. Reserve aquecido.
Arroz com vinho branco
Ingredientes
3 xícaras de chá de arroz
100 gramas de manteiga
1/2 unidade de alho-porro picadinho
150 ml de vinho branco
350 ml de água
1/4 xícara de chá de folhas de salsinha
100 gramas de queijo parmesão ralado fino
sal a gosto
Modo de Preparo
Numa panela derreta a manteiga e refogue o alho-porro até que fiquem translúcidos. Junte o arroz e tempere com sal e a pimenta-do-reino. Refogue por 3 minutos. Adicione o vinho e refogue até o álcool evaporar, adicione a água e deixe levantar fervura.Cozinhe com a panela tampada em fogo brando por 15 minutos. Desligue e aguarde 5 minutos. Adicione ao arroz, as folhas de salsa e o queijo parmesão ralado fino, misture tudo bem, tampe a panela e aguarde mais 3 minutos. Sirva o arroz quente.
Nhoque de batata-baroa e molho com vitela
*Receita do GNT
Ingredientes:
Massa
1kg e 100g de batata-baroa
300g de farinha de trigo
10g de queijo parmesão -Sal e pimenta (a gosto)
Sagu de ossobuco de vitela
1kg de ossobuco (bovino)
20g de cebola
20g de cenoura
1 salsão
2 dentes de alho
Folhas de louro, sálvia e alecrim (a gosto)
20ml de molho demi glacê
1,5l de caldo de legumes
50ml de molho pomodoro
200ml de vinho tinto seco
Sal (a gosto)
Modo de Preparo:
Massa
Descasque a batata-baroa e coloque para cozinhar em panela com água. Passe a batata ainda quente na peneira. Deixe esfriar na geladeira. Derrame 150g de farinha de trigo na bancada e comece a incorporar a farinha suavemente. Comece a fazer as tiras de batata-baroa na bancada, polvilhando sempre com um pouco de farinha para não grudar. Tempere com parmesão, sal e pimenta. Faça os nhoques com a ajuda de uma faca e cozinhe em água fervente até subir à superfície. Se quiser, pode-se dividir a massa em porções e guardar em saquinhos.
Sagu de ossobuco de vitela
Corte a cebola, a cenoura e o salsão em cubinhos e use-os para marinar o ossobuco junto com o vinho tinto e o caldo de legumes. Deixe descansar por 24 horas. Reserve a marinada, retirando apenas as peças de ossobuco. Passe-os na farinha de trigo e sele-os de ambos os lados, em uma frigideira larga com óleo quente. Reserve. Jogue fora o excesso de óleo e misture a parte sólida da marinada (cebola, cenoura e salsão), os dentes de alho e o molho demi glacê. Deixe cozinhar por cinco a dez minutos, até os legumes mudarem de cor. Acrescente a parte líquida da marinada e deixe o álcool evaporar, raspando o fundo da panela com cuidado. Adicione o molho pomodoro e as ervas frescas. Acomode os ossobucos em uma panela e cubra com o molho que foi preparado à parte. Cozinhe por aproximadamente 6h em fogo brando, até ficar bem macio, quase desmanchando. Após esfriar, desfie a carne jogando fora qualquer excesso de gordura restante e checando a consistência do molho, que deve ficar bem espesso.
Estrogonofe com vinho tinto
Ingredientes
1/2 kg de carne de primeira picada em cubos
1 copo de vinho tinto seco
1 caixa de creme de leite
1 copo de champignon
1 celola picada
1 dente de alho
Pimenta
Sal
Modo de Preparo
Frite a carne em 2 colheres de azeite, acrescente a cebola, os alhos, a pimenta e o sal. Depois de fritar a carne, misture o vinho, deixe formar um molho ralo e adicione o champignon e o creme de leite. Sirva acompanhado de salada ou arroz e batata-palha.
Carpaccio
Ingredientes
400 g de carne (filé ou contrafilé)
100 g de queijo parmesão ralado
100 g de rúcula
70 g de suco de limão
100 ml de azeite de oliva
1 taça de vinho branco
Sal e pimenta moída a gosto
Modo de Preparo
Corte a carne muito fina. Coloque em um recipiente o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta, e o vinho. Misture bem. Espalhe as folhas de rúcula e coloque as fatias de carne por cima. Adicione o queijo em cima da carne e finalize com o molho.
Costela ao vinho
Ingredientes:
3 cebolas grandes picadas grosseiramente
3 a 4 talos de aipo picados grosseiramente
4 cenouras grandes descascadas e picadas em pedaços de 5cm
3 cabeças de alho cortadas ao meio
2 ramos de alecrim fresco
2 ramos de tomilho fresco
1 flor de anis estrelado
1 pau de canela
2 colheres de sopa de óleo de canola
6 peças de costelas de ponta de agulha
1 xícara de farinha de trigo
3 beterrabas grandes descascadas e cortadas em quatro
2 garrafas de vinho tinto de mesa de 750ml
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de açúcar mascavo
1 porção de pimenta em grãos
1 pitada generosa de sal grosso
pimenta-do-reino fresca moída
Modo de Pepraro:
Preaqueca o forno a 180°C. Coloque todos os legumes em uma vasilha grande. Adicione as ervas e temperos e reserve. Corte as costelas entre os ossos e retire todo o excesso de gordura. Tempere bem as costelas com o sal grosso. Polvilhe a farinha de trigo até as costelas ficarem bem empanadas. Em uma caçarola ou panela grande, recubra o fundo de óleo. Em fogo alto, cozinhe as costelas de forma a ficarem com todos os lados bem dourados (cerca de três minutos cada lado). Reserve. Transfira todos os legumes da vasilha para a mesma panela e mexa para eles caramelizarem, aproveitando todos os pedaços de carne presos ao fundo. Adicione a carne novamente à panela. Regue com o vinho. Verifique se toda a carne está coberta, se não, acrescente água. Espalhe por cima o cacau em pó e o açúcar mascavo. Ferva a carne, cobrindo-a com uma tampa ou papel de alumínio e leve ao forno até a carne ficar macia (cerca de três horas). Disponha as costelas em uma travessa e coe o restante dos ingredientes para usar em outra coisa. Ferva o caldo do cozido em uma panela rasa grande até que esteja reduzido pela metade. O caldo ficará mais consistente, saboroso e espesso. Adicione um pouco de manteiga ao final para dar brilho e sabor.
Bisteca de Porco com molho de vinho
Ingredientes:
6 bistecas de porco grandes
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de chá de vinho branco seco
2 colheres de sopa de óleo
1 tablete de caldo de carne
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Salsa a gosto
500 g batatas pequenas e com casca
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de folhas de alecrim
Modo de Preparo:
Tempere as bistecas com o alho, sal, a pimenta e o vinho. Deixe tomar gosto por 30 minutos. Aqueça a panela de pressão com o óleo e doure as bistecas escorridas do tempero (reserve a marinada). Junte o tempero, o caldo de carne, a água e o extrato. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Em outra panela de pressão, ponha as batatas lavadas, o azeite, mais sal e o alecrim. Tampe e cozinhe em fogo alto até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por mais três minutos, sacudindo a panela às vezes para as batatas dourarem por igual. Espere sair a pressão da panela das bistecas. Transfira para uma travessa, polvilhe salsa e sirva com a batata dourada.
Sopa de Frutas Vermelhas
Ingredientes:
500 ml de vinho tinto
130 g de glaçúcar
1 pitada de canela em pó
500 g de frutas vermelhas diversas (morango, framboesa, amora, mirtilo)
4 bolas de sorvete de baunilha
150 ml de licor de cassis de dijon
Folhas de hortelã para decoração
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata as frutas vermelhas, a canela e o glaçúcar. Adicione aos poucos o vinho tinto a gosto. Finalize com o licor de cassis de dijon, também a gosto. Para a montagem, divida em pratos fundos a sopa e coloque uma bola de sorvete de baunilha. Decore com baunilha em fava ou hortelã e algumas frutas vermelhas frescas. Sirva a sopa bem gelada.
Figos ao vinho
Ingredientes
4 figos frescos maduros e firmes
1 xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de vinho tinto
1 pau de canela
Modo de preparo
Corte os figos ao meio. Em uma frigideira grande, coloque o açúcar, o vinho, a canela e misture bem. Leve ao fogo brando. Acrescente os figos e deixe cozinhar por dez minutos. Sirva os figos ainda quentes.
Bolo de Rolo com Recheio de Goiaba
*Receita do GNT
Ingredientes:
Massa
250g de manteiga
250 de açúcar
5 ovos
250g de farinha de trigo
Açúcar (para polvilhar)
Recheio
1 lata de goiabada
125ml de água
50ml de vinho do Porto
Modo de Preparo:
Massa
Bata a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos inteiros, um a um. Junte a farinha de trigo e bata até obter uma mistura homogênea. Unte duas formas retangulares com manteiga e farinha de trigo. Espalhe a massa, deixando-a bem fina, com mais ou menos dois dedos, e leve ao forno preaquecido a 200°C, por três minutos, no máximo. Retire. Vire o bolo em um pano de prato polvilhado de açúcar. Espalhe a goiabada derretida e enrole ainda quente. Espere esfriar e corte em fatias.
Recheio
Corte a goiabada em cubos, coloque na batedeira com a água e bata até a mistura ficar cremosa. Leve ao fogo e cozinhe até ferver, mexendo sempre. Acrescente o vinho do Porto e misture bem. Deixe esfriar e reserve.
Brownie com vinho tinto
Ingredientes
1 xícara de gotas de chocolate
1 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de vinho tinto
2 ovos
3/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de nozes picadas
Modo de fazer
Derreta as gotas de chocolate em banho-maria. Junte a manteiga e misture bem até virar um creme homogêneo.
Tire do fogo e adicione o açúcar refinado, o açúcar mascavo e o vinho tinto. Misture novamente e então acrescente os ovos um a um. Bata tudo com um fuê. Junte a farinha, sem parar de bater, seguida pelo cacau em pó. Na sequência, coloque a essência de baunilha e as nozes. Misture bem. Distribua a massa em forminhas de silicone e leve para assar em fogo baixo por 25 minutos.
Geleia de vinho tinto
Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto seco
1 xícara de de chá de açúcar
1 colher de chá de suco de limão
½ colher de café de manteiga sem sal
Modo de Preparo
Em uma panela coloque o vinho e deixe ferver até que ele reduza. Ainda na panela, acrescente manteiga, suco de limão e açúcar. Mexa por 5 minutos sem parar. Quando começar a desgrudar da panela, coloque em um recipiente de vidro e leve até a geladeira por pelo menos quatro horas.
Peras ao vinho
Ingredientes
3 peras
1 copo e 1/2 de vinho tinto seco
2 copos de água
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de canela em pó
Modo de Preparo
Descasque as peras, corte-as ao meio e retire as sementes. Coloque em uma panela o vinho, a água, o açúcar e a canela. Adicione as peras e deixe no fogo baixo por cerca de 30 a 40 minutos. Para saber se já está no ponto, tire a panela do fogo e veja se o líquido já virou uma calda.
Sagu
Ingredientes
2 xícaras de chá de sagu
4 xícaras de chá vinho tinto
Açúcar a gosto
6 xícaras chá de água
Modo de Preparo
Coloque o sagu em uma travessa com a água e deixe de molho por 15 minutos. Depois escorra a água do sagu e o coloque para ferver por uns 10 a 15 minutos só com água, sempre mexendo. Assim que algumas bolinhas começarem a ficar transparentes, despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e os lave para tirar a gosma resultante do cozimento. Enquanto fica escorrendo, coloque na panela o vinho, o açúcar e uma xícara de água. Quando começar a ferver, coloque o sagu e espere cozinhar mais uns 15 minutos, até todas as bolas ficarem transparentes. Coloque em um recipiente e deixe esfriar.
Atualizado em 11 Mai 2018.