Uma receita de bolinho de chuva num dia frio ou chuvoso tem o poder de transformar o momento, né? Sem falar que o doce tem aquele gostinho de casa da vovó e nos traz a sensação de aconchego.
Assim, para deixar o seu dia mais gostoso e acolhedor, o Guia da Semana reuniu 6 receitas de bolinho de chuva que vão te surpreender. Confira:
Bolinho de chuva tradicional
Ingredientes:
1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
óleo para fritar
açúcar e canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture o Leite NINHO com os ovos. Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem até obter uma massa homogênea. Em uma panela pequena aqueça o óleo. Com o auxílio de 2 colheres, porcione pequenas quantidades de massa e despeje-as no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos estejam ligeiramente dourados. Escorra-os em papel absorvente e passe-os no açúcar e canela em pó. Sirva a seguir.
Bolinho de chuva assado
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
meia colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
4 colheres (sopa) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Em um recipiente coloque todos os ingredientes e misture bem. Porcione em forminhas para doces e leve para assar em forno baixo (180°C) preaquecido, por cerca de 15 minutos, ou até ficarem dourados. Polvilhe canela em pó e sirva.
Bolinho de chuva de banana
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
1 ovo
3 xícaras (café) de leite
1 banana picada
1 colher (café) de fermento em pó
Óleo quente, o suficiente para fritar
Demais ingredientes:
Açúcar a gosto
Canela em pó a gosto
Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o ovo, o leite e misture até que fique homogêneo. Em seguida, acrescente a banana picada, o fermento e misture. Com o auxílio de duas colheres, coloque porções da massa no óleo quente para fritar, virando os bolinhos de vez em quando, até que fiquem dourados. Coloque os bolinhos sobre papel absorvente. Misture o açúcar com a canela em uma tigela e polvilhe os bolinhos.
Bolinho de chuva de abóbora com chocolate
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos médios (cerca de 300 g)
¼ de xícara (chá) de água
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
¼ de xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
60 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
4 xícaras (chá) de óleo para fritar
açúcar e canela em pó para polvilhar
Modo De Preparo:
Coloque os cubos de abóbora numa tigela grande de vidro, junte a água e tampe com um prato. Leve para rodar no micro-ondas, em potência alta, por cerca de 8 minutos, até ficar macia - a abóbora vai cozinhar no vapor. Na mesma tigela, passe a abóbora ainda quente pelo espremedor de batatas para formar um purê. Numa tigela pequena, quebre o ovo, junte o leite e bata com um garfo apenas para misturar. Junte a mistura de ovo e leite ao purê de abóbora. Acrescente o açúcar, o sal, e mexa bem com o batedor de arame para deixar a mistura lisa. Junte a farinha aos poucos, mexendo bem- essa massa é um pouco mais consistente que a do bolinho de chuva tradicional. Por último, misture o fermento. Numa panela média coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura de fritura, mergulhe um pedaço da massa e observe: se estufar e dourar, está no ponto. Enquanto isso, corte o chocolate em pedaços pequenos e forre uma travessa com papel-toalha. Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo. Para fazer os bolinhos: mergulhe um pedaço de chocolate na massa; com uma colher de sobremesa, retire uma porção de massa (envolvendo o pedaço de chocolate) e, com outra colher transfira para o óleo quente.
Atenção: cubra todo o pedaço de chocolate com massa para não estourar e não faça bolinhos muito grandes, pois eles inflam ao fritar.
Faça cerca de 8 bolinhos por vez e deixe fritar por cerca de 2 minutos até ficarem dourados - mexa de vez em quando com a escumadeira para dourar por igual. Com a escumadeira, transfira os bolinhos dourados para o prato forrado com o papel-toalha e repita com o restante da massa. Num prato fundo, misture o açúcar com a canela e passe os bolinhos fritos. Sirva a seguir.
Bolinho de chuva recheado com doce de leite
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
3/4 de xícara (chá) de leite
Óleo para fritar
1 xícara (chá) de doce de leite cremoso para rechear
1/3 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Preparo:
Peneire a farinha com o sal, o fermento e reserve. Bata o açúcar com o ovo, despeje sobre a farinha e adicione o leite. Frite colheradas da massa em óleo quente. Escorra sobre papel-toalha, corte os bolinhos ao meio, sem separar as partes, recheie com um cubo de doce de leite, polvilhe com o açúcar e sirva.
Bolinho de chuva com calda de chocolate com doce de leite e calda fria de morango
Ingredientes:
Bolinho de chuva
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de fermento
1 ovo
1 xícara (café) de leite
Óleo para fritar
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela
Calda de chocolate com doce de leite
1 xícara (chá) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo
1/2 xícara (chá) de doce de leite
Calda fria de morango
4 xícaras (chá) de morangos
Suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de água
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de Preparo:
Bolinho de chuva: em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o ovo e o leite. Mexa até ficar uma massa mole e homogênea. Usando uma colher, coloque com cuidado os bolinhos no óleo quente. Retire-os do óleo e passe no açúcar e na canela.
Calda de chocolate com doce de leite: em uma panela, aqueça o creme de leite, adicione o chocolate e mexa até derreter. Acrescente o doce de leite e mexa até ficar uma calda homogênea.
Calda fria de morango: em um liquidificador, bata todos os ingredientes por dois minutos em velocidade máxima.
Atualizado em 1 Out 2021.