Se você é uma pessoa que adora comer uma comidinha caseira gostosa, mas prefere optar por opções práticas e rápidas, então esta matéria foi feita especialmente para você. Isso porque o Guia da Semana preparou uma lista com 12 receitas fáceis e praticas para fazer na panela de pressão!
São receitas de dar água na boca e que vão otimizar muito o seu tempo na cozinha. Confira:
Doce de leite
Ingredientes
1 lata de leite condensado
Modo de Preparo
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de leite condensado e água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo.
Picadinho com legumes
Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
1 kg de acém cortado em cubos
2 colheres (sopa) de caldo de carne
3 tomates sem pele e sem sementes
5 batatas cortadas em cubos
1 cenoura cortada em rodelas
Modo de Preparo
Aqueça o óleo numa panela de pressão e doure bem os pedaços de carne. Pulverize caldo de carne, junte os tomates e refogue bem. Adicione um litro e meio de água fervente, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, após iniciar a fervura. Abra a panela, junte a batata e a cenoura e cozinhe sem colocar a pressão por mais cerca de 10 minutos. Sirva a seguir acompanhado de arroz branco.
Bife a rolê
Ingredientes
bifes de contra filé batidos com o martelo
fatias finas de bacon
fatias finas de pimentão verde
fatias de cebola
fatias finas de cenoura
caldo natural a gosto
palitos de dente
molho de tomate
cebola granulada a gosto
alho granulado a gosto
sal a gosto
Modo de Preparo
Tempere os bifes com sal, cebola granulada e alho granulado a gosto, espere meia hora para pegar o tempero. Em seguida, abra o bife e recheie com uma fatia de bacon, uma de pimentão, uma de cebola e uma de cenoura. Enrole o bife e prenda com um palito de dentes para não abrir. Em uma panela de pressão prepare o molho de tomate à sua maneira, utilizando o caldo natural para dar sabor, deixando o molho meio ralo. Coloque os bifes tampe a panela e assim que pegar pressão marque 10 minutos de cozimento.
Batata recheada
Ingredientes
4 batatas grandes
1 bandeijinha de shimeji
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/3 de xícara de chá de vinho tinto seco
6 colheres de sopa de molho de soja
100g de requeijão cremoso
1/2 dente de alho amassado
1/2 xícara de chá de cebolinha picada
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Lascas de parmesão
Modo de preparo:
Comece cozinhando as batatas na panela de pressão. Enquanto elas cozinham, prepare o shimeji: limpe-os com um papel toalha e pique-os. Coloque o azeite em uma panela e acrescente duas colheres de manteiga. Quando estiver quase toda derretida, coloque o alho e doure-o levemente. Acrescente então o shimeji picado e regue com o vinho. Coloque um pouco de pimenta do reino e em seguida acrescente o molho de soja. Cozinhe, mexendo sempre, até o álcool evaporar e o caldo engrossar. Acrescente então metade da cebolinha picada e reserve. Quando as batatas estiverem cozidas, corte uma tampa delas e, com uma colher, tire a polpa e reserve. Deixe as beiradas com espessura de pelo menos 1 centímetro, para que as batatas não rachem. Tempere o interior das batatas com um pouco de sal e pimenta do reino e leve ao forno por 10 minutos. Enquanto isso, amasse a polpa das batatas com um garfo, acrescente o restante da manteiga e 2 colheres de sopa de requeijão cremoso. Tempere com sal, pimenta do reino e a cebolinha. Retire as batatas do forno. Coloque uma camada de requeijão cremoso, uma colher de sobremesa do shimeji, cubra com o purê feito com a polpa das batatas, coloque duas colheres de sopa generosas de shimeji e finalize com algumas lascas de parmesão. Leve ao forno de 10 a 15 minutos, apenas para aquecer todos os ingredientes.
Feijão caseiro
Ingredientes
2 xícaras (chá) de feijão rosinha (ou carioquinha ou rajado)
4 xícaras (chá) de água
6 xícaras (chá) de água
2 folhas de louro
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Modo de Preparo
Lave o feijão em água corrente e escorra numa peneira. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Despreze a água. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Tampe, leve ao fogo médio e calcule dez minutos de cozimento a partir do momento que a válvula começar a apitar. Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela). Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Regue com o azeite, junte a cebola e refogue por três minutos, até ficar levemente dourada. Adicione o alho e misture bem por mais um minuto. Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha (ou com uma espátula) esse purê vai engrossar o caldo. Transfira metade do feijão cozido (com caldo) da panela de pressão para a panela e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca de cinco minutos ou até que ficar na consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Torta de frango
*Receita da Rita Lobo
Ingredientes
Frango
1 peito inteiro de frango com pele e osso
1 cenoura grande
1 talo de salsão com folhas
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta-do-reino
2 cravos-da-índia
3 xícaras (chá) de água
Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado
1 xícara (chá) de caldo do cozimento
1 cebola
3 dentes de alho
2 tomates
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 gema de ovo (reserve a clara para a montagem)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
1 lata de creme de leite com soro
Montagem
1 xícara (chá) de queijo gruyère ralado
1 clara de ovo
1 gema para pincelar (opcional)
Modo de Preparo
Frango
Lave bem e corte em três pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte a cebola em quatro partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta. Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado. Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de uma xícara (chá). Enquanto isso, retire e descarte a pele e o osso do frango. Desfie a carne com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de frango numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.
Recheio
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas dois, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos. Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais um minuto. Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa). Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem. Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa - cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve.
Massa
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos). Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga - quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.
Montagem
Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta. Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro. Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa. Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões. Polvilhe o fundo da torta com metade do queijo ralado, cubra com o recheio de frango e polvilhe novamente com o restante do queijo. Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Com as sobras de massa, faça bolinhas de cerca de um centímetro e meio para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada e distribua por toda a beirada da torta. Se desejar uma aparência mais brilhante, pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente, mas também fica ótima fria.
Pinhão cozido
Ingredientes
3 xícaras de chá de pinhão
5 xícaras de chá de água
1 colher de sopa cheia de sal
Modo de preparo
Lave os pinhões e corte suas pontas. Coloque os pinhões com a água e o sal numa panela de pressão e leve ao fogo. Assim que a panela começar a chiar, conte 30 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Quando estover frio, abra a panela, escorra a água e sirva.
Milho cozido
Ingredientes
10 espigas de milho verde
Quanto baste de água
Quanto baste de sal
Manteiga a gosto
Modo de preparo
Numa panela bem grande, coloque a água para esquentar. Limpe bem as espigas e reserve as palhas. Coloque as espigas na água quente, deixando ferver por 20 minutos em panela de pressão ou 35 em panela comum. Os milhos estarão prontos quando os grãos estiverem gordinhos e amarelinhos. Coloque o sal no final. Escorra, deixando um pouco de água na panela, caso precise esquentar depois. Na hora de servir, envolva cada espiga na palha e, se quiser, passe manteiga.
Ossobuco com polenta
Ingredientes
1 peça de ossobuco por pessoa
1 cebola média picadinha
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Salsinha a gosto
1 colher (café) de orégano
Molho de tomate bem apurado (o suficiente para cobrir a carne, na panela de pressão)
2 dentes de alho
60 ml de azeite de oliva
Sal a gosto
2 folhas de louro
Alecrim a gosto
Polenta e arroz branco para acompanhar
Modo de preparo
Tempere a carne com a cebola, a cebolinha, o orégano e a salsinha. Coloque o ossobuco em uma assadeira com o tempero e regue com parte do azeite. Cubra com papel alumínio. Preaqueça o forno e, quando atingir a temperatura média (180º C), asse o ossobuco por cerca de 20 minutos. Na panela de pressão, aqueça o alho em um fio de azeite. Coloque o ossobuco assado com cuidado. Acrescente as folhas de louro, o alecrim e cubra tudo com molho de tomate bem apurado. Feche a panela e, após pegar pressão, deixe cozinhar por 10 minutos. Depois de pronto, sirva o ossobuco com polenta, arroz branco e o próprio molho.
Maminha ao molho de cerveja
Ingredientes
1 peça de maminha (1,2 quilo)
400 ml de cerveja preta
340 g de molho de tomate
1 pacote de creme de cebola
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, despeje um pouco da cerveja preta e metade do pacote de creme de cebola. Mexa para dissolver. Coloque a maminha na panela com a gordura voltada para baixo. Adicione o molho de tomate, o que restou do creme de cebola e complete com a cerveja preta. Acrescente uma pitada de sal (importante lembrar que o creme de cebola já contém sal). Tampe a panela e deixe na pressão por 1 hora. Após cozida, corte a carne contra o fio das fibras para que fique macia.
Salada de grão de bico e rúcula
Ingredientes
600 gramas de grão de bico cozido
300 gramas de rúcula
8 tomates cereja
1 xícara de couve flor cortada
Queijo gorgonzola a gosto
3 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho em água por 12 horas. Cozinhe em panela de pressão por 15 minutos, escorra e deixe esfriar. Enquanto isso lave a rúcula, tomates, couve-flor. Rasgue as folhas de rúcula, corte tomate no meio, pique a couve-flor e esprema suco de limão. Cozinhe a couve-flor no vapor até ficar macia. Incorpore todos os ingredientes numa saladeira inclusive temperos. Rale gorgonzola por cima e deixe gelar até a hora de servir.
Batata frita
Ingredientes
1kg de batata sem casca cortada em palitos
Óleo suficiente para cobrir a batata
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque a batata e cubra com óleo. Tampe a panela, retire o pino e leve ao fogo baixo por 30 minutos. Desligue o fogo, deixe o ar sair naturalmente e remova a tampa. Retire a batata, escorra em papel-toalha e tempere com sal. Se desejar, sirva acompanhada de ketchup e mostarda.
Atualizado em 25 Abr 2019.