Quando o assunto é comida vegetariana, é comum que o primeiro pensamento sejam pratos sem graça, complicados de preparar e até mesmo mais caros do que aqueles que possuem derivados de animais.
No entanto, a chef Paola Carosella prova totalmente o contrário do que se pode pensar de negativo deste tipo de dieta.
Com suas receitas criativas e cheias de sabor, ela mostra como a culinária sem carne pode ser surpreendente e agradar até mesmo aqueles que não são adeptos a este estilo de vida.
A chef traz à tona o melhor dos vegetais, transformando-os em protagonistas de pratos sofisticados e reconfortantes. Aprenda a fazer uma deliciosa caçarola vegetariana, que promete ser a estrela dos janteres e almoços em família.
Ingredientes
- 300 g de cogumelo paris
- 250 g de couve-flor
- 50 g de amêndoas cruas
- 200 ml de creme de leite fresco
- 1 e ½ colher (sopa) de shoyu
- 2 dentes de alho
- pimenta calabresa em flocos a gosto
- 1 a 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- tomilho fresco a gosto
- cebolinha a gosto
- conhaque a gosto
- sal a gosto
- estragão a gosto (opcional)
Modo de preparo
Para começar, coloque as amêndoas em água fervente por alguns minutos e coe, removendo a pele facilmente ao apertá-las com os dedos. Reserve-as e, em seguida, prepare a couve-flor, separando os floretes e picando os talos. Limpe os cogumelos com um pano, cortando ao meio os maiores e deixando os menores inteiros.
Em uma panela grande e aquecida com azeite, doure a couve-flor e, na sequência, adicione os cogumelos, refogando até que fiquem macios.
Acrescente as amêndoas, talos de cebolinha, tomilho, alho e pimenta calabresa. Aumente o fogo, adicione conhaque e flambe até o álcool evaporar.
Finalize com shoyu, creme de leite e deixe reduzir por alguns minutos, ajustando o sal e finalizando com cebolinha e estragão. Sirva o prato vegetariano com arroz branco para complementar.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 21 Out 2024.