A rapidez e intensidade com que o brasileiro se apaixonou pela culinária japonesa é incrível. De uns anos para cá, centenas de restaurantes foram abrindo suas portas e conquistando a clientela brasileira, que é fanática por um sushi, sashimi e, é claro, o temaki.
Em temos de economia, às vezes nem sempre é possível se deliciar com a comida japonesa nesses restaurantes, já que não é assim tão acessível. Que tal então matar a vontade dessas delícias fazendo receitas em casa?
Essa culinária é bem complexa e, alguns pratos, exigem técnicas avançadas. Porém, algumas são bem possíveis de executar em casa. Confira na galeria 8 receitas práticas de comida japonesa para fazer em casa!
HOT HOLL FÁCIL DE CREAM CHEESE
*Receita do Restaurante Ten Kai
Ingredientes
Roll
1 folha de alga desidratada (nori)
1 posta média de salmão
1 colher (sopa) de cream cheese
1 colher (sopa) de cebolinha picada bem fina
Farinha de trigo para empanar (o quanto baste)
Massa para fritar
1 ovo
500g de farinha de trigo
Água potável (o quanto baste)
Modo de preparo
Corte o salmão em fatias bem finas e compridas. Pique a cebolinha, abra a alga e coloque o salmão. Em seguida, acrescente a cebolinha e o cream cheese. Enrole e passe na farinha de trigo, depois na massa e frite em óleo quente até ganhar coloração dourada. Depois é só cortar os rolinhos e servir!
SHIMEJI
Ingredientes
350g de shimeji
100g de alho-poró
50g de manteiga
100ml de shoyu
100ml saquê
30g de tempero a base de peixe
Cebolinha
Modo de preparo
Primeiramente lave bem o shimeji – se quiser pode deixar de molho por um tempo – e, com as mãos, deixe-o em pedaços menores.Aqueça uma panela e derreta a manteiga por completo. Acrescente o shimeji, o saquê e o tempero. Deixe cozinhar por, mais ou menos, cinco minutos. Quando estiver bem macio, acrescente o shoyu e o alho-poró. Em seguida, deixe por aproximadamente um minuto em fogo baixo, retire do fogo e sirva. Monte em um prato ou travessa e finalize com a cebolinha a gosto.
GUIOZA DE CARNE
*Receita do restaurante Shigueru
Ingredientes
40g de carne bovina moída
25g de repolho
5g de nirá
5g de missô (pasta de soja)
10g de cebola picada
1 colher (café) de gengibre ralado
1 colher (café) de alho picado
1 colher (café) de shoyu
1 colher (café) de óleo de gergelim
Massa de gyoza (facilmente encontrada em lojas especializadas)
Modo de preparo
Em uma bacia, misture bem todos os ingredientes. Com um pano, torça bem a mistura para retirar o máximo de líquido. Com a massa aberta sobre uma das mãos, acrescente o equivalente a uma colher (sopa) da mistura, e feche a massa em meia lua, dobrando uma das bordas em forma de ondas e juntando as borda com o auxílio de água. Ou seja, molhe com a água as bordas da massa conforme for fechando. Agora é a hora de fritar os pasteizinhos: esquente uma frigideira em fogo alto, coloque a guioza e, em seguida, acrescente um terço de copo de água. Feche a frigideira com uma tampa. Um pouco antes de secar a água, acrescente o óleo de gergilim e deixe tostar levemente. Retire a frigideira do fogo e com uma espátula retire as guiozas. Sirva com molho shoyu e óleo de gergelim.
SALADA DE BIFUM FRITO
*O bifun é um fino macarrão feito de arroz, bem branco e seco e de sabor suave
Ingredientes
1 peito de frango
1 pé de alface roxa (ou alface crespa)
1 pacote de macarrão bifum (150g)
Óleo de soja (suficiente para fritar)
Molho
¾ de xícara de chá de shoyu
Suco de 1 limão
1 dente de alho ralado
2 colheres de chá de mirin (saquê culinário)
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 pitada de pimenta shitimi
Cebolinha em rodelas cortadas bem finas.
Modo de preparo
Cozinhe o peito de frango em água e sal, até que fique macio. Desfie o frango e reserve. Em uma panela, coloque óleo de soja em quantidade equivalente à usada para batata frita. O óleo não deve estar muito quente. Vá colocando o macarrão bifum em pequenas porções e retire rapidamente, pois ele frita e estufa em pouco tempo (não deixe o bifum ficar corado, basta que tenha dobrado de tamanho). Retire as porções de bifum frito sobre papel absorvente até terminar de fritar todo o pacote. Arrume uma travessa grande, colocando as folhas de alface primeiro, forrando toda a travessa. Coloque o bifum frito sobre as folhas de alface e por cima do bifun, o frango desfiado. Prepare o molho, misturando todos os ingredientes e sirva-o à parte, para que cada um tempere no momento de comer. Dica: não despeje o molho sobre a salada antes de servir, pois o macarrão absorverá o molho em excesso, murchando e perdendo a crocância. Você também pode substituir os ingredientes, acrescentando tomate, cebola, etc.
ROLINHO PRIMAVERA (HARUMAKI)
Ingredientes
Massa
500g de farinha de trigo
500ml de água
1 colher (chá) de sal
Recheio
1 folha de massa de harumaki (encontrada em lojas de produtos orientais)
1 colher (sopa) de cenoura cortada em tiras bem finas
1 colher (sopa) de repolho cortado em tiras bem finas
Mistura de farinha com água (para selar a massa)
Óleo de gergelim a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo
Massa: Coloque a farinha, a água e o sal, aos poucos e mexendo delicadamente, em uma vasilha. Bata delicadamente com colher até ficar com consistência pegajosa. Aqueça uma frigideira untada com um pouco de óleo ou manteiga. Despeje uma concha pequena de massa, espalhando por toda a frigideira e deixe a massa fritar até desgrudar, do mesmo modo que panqueca. A massa já está pronta para ser recheada e frita. Recheio: Pique a cenoura e o repolho em tiras bem finas. Em seguida, refogue com azeite até perder a resistência. Depois, coloque sal e óleo de gergelim para aromatizar e reserve até esfriar. Enrole o recheio na massa, selando com a liga. Frite em seguida até dourar. Deixe os rolinhos escorrer o óleo em guardanapos e sirva.
ARROZ JAPONÊS
*Receita por Gourmet San
Ingredientes
2 xícaras de arroz (1 xícara equivale a uma pessoa)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de saquê
70ml de vinagre
Modo de preparo
Lavando o arroz: Escolha a quantidade de arroz com xícaras (mais ou menos 1 xícara por pessoa). Lave bem o arroz até não aparecer mais a água esbranquiçada. Deixo o arroz descansar por 30min. Tempero: Misture numa leiteira ou panela o açúcar, sal, saquê e o vinagre. Aqueça bem até o açúcar dissolver e reserve na geladeira. Cozimento: Coloque o arroz na panela com uma quantidade de água apenas um pouco a mais que o número de xícaras de arroz. Cozinhe por mais ou menos 10 min ou desligue até um pouco antes do arroz ficar seco. Desligue e deixe tampado por mais 5-10min, o arroz continuará cozinhando e ficando mais macio. Pós-cozimento: Com o arroz ainda quente despeje o tempero que você preparou. Misture com cuidado para não amassar o arroz, mas faça com que o tempero pegue em toda área possível. Tire o arroz da panela e coloque num outro vasilhame para descansar. Cubra com um pano úmido. Assim que o arroz estiver na temperatura ambiente ele estará pronto para ser usado. Lembre-se que o quanto antes for usado melhor será sua qualidade.
SALADA DE HARUSSAMÊ
*O Harussamê é um macarrão muito fino e exótico, feito de arroz
Ingredientes
1 pacote de harussamê (200g) tipo fino
200g de presunto fatiado
4 bastões de kanikama
4 ovos
2 pepinos tipo japonês
2 cenouras médias
óleo de gergelim
Sal
Limão
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão harussamê até que fique transparente. Escorra em água fria abundante. Reserve. Frite os ovos, um de cada vez, batidos como se fosse omelete, tendo o cuidado para que as omeletes fiquem bem finas. Coloque as omeletes uma sobre a outra e corte em fatias bem finas. Reserve. Descasque a cenoura e passe por um ralador que obtenha tiras compridas e muito finas. Passe o pepino pelo ralador, como a cenoura, mas sem retirar a casca. Corte o presunto em tirinhas. Desfie o kanikama com as mãos, em tiras finas. Junte tudo, o harussamê, a cenoura e o pepino, o presunto e os ovos e tempere com o sal, o limão e o óleo de gergelim a gosto, misturando bem. Dica: a única dificuldade no preparo é o cozimento do harussamê. Esse macarrão feito de arroz tem o ponto de cozimento ideal quando está transparente, mas firme (as boas marcas ficam transparentes, as de qualidade inferior ficam levemente opacas). Essa salada é um acompanhamento que harmoniza bem com sushis.
YAKISSOBA
Ingredientes
1 pacote 500g de macarrão para yakisoba
½ couve-flor média
½ brócolis japonês
1 cebola grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 bandeja de cogumelo paris
½ kg de filé ou alcatra
½ kg de peito de frango
1 bandeja de cogumelos (shiitake ou shimeji)
Molho pronto para yakisoba
Óleo de soja
Óleo de gergelim.
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão e escorra. Refogue a carne bovina cortada em tiras com o peito de frango em cubos. Acrescente às carnes o molho pronto para yakisoba, conforme as instruções do fabricante. Reserve. Coloque o macarrão que já está cozido em uma panela wok (pode ser uma frigideira grande) com um fio de óleo. Deixe o macarrão fritar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que fique crocante e corado e depois coloque-o na travessa em que será servido. Regue o macarrão com um pouco de óleo de gergelim. Vá refogando os legumes já cortados, um tipo de cada vez. Frite-os rapidamente, apenas o suficiente para que murchem um pouco, mas ainda estejam crocantes. Retire os legumes e coloque-os sobre o macarrão, uns sobre os outros, espalhando de forma a ficar com aspecto bonito. Por fim, despeje o molho que já está com as carnes por cima de tudo e sirva bem quente.
Atualizado em 1 Jun 2016.