De aparência e sabor exótico para o paladar brasileiro, os cogumelos têm conquistado cada vez mais espaço na nossa culinária. Eles são perfeitos para combinar com vários de nossos pratos favoritos - massas, risotos, saladas - e ainda fazem parte da culinária asiática, que nós amamos.
Além de deliciosos e versáteis, os cogumelos são muito nutritivos, satisfazem a fome e são os queridinhos dos vegetarianos. Que tal então conhecer mais sobre cada um deles? Shiitake, Shimeji, Cogumelo Paris... conheça os diferentes tipos de cogumelo na galeria!
Cogumelo Paris (Agaricus bisporus)
Conhecido como champignon, pode ser encontrado fresco, seco ou em conserva, tem sabor delicado e pode ser usado em saladas e refogados. É o mais consumido no Brasil, onde é mais conhecido apenas como champignon. Quanto maior, mais intenso é seu sabor.
Shiitake (Lentinula edodes)
De origem japonesa, cresce em madeira em decomposição, possui sabor ácido e pode ser grelhado ou servido em risotos e massas. Ele é encontrado na versão seca ou fresca. Primeiro cogumelo comestível a ser comercializado, é uma excelente fonte de fibras - que correspondem a 40% de sua composição.
Shimeji (Lyophyllum shimeji)
Rico em vitamina b1 esse cogumelo é muito consumido na Ásia, vendido fresco em buquês e possui dois tipos: o branco e preto - o último mais caro. De sabor suave, ele pode ser usado em massas, molhos ou feito apenas com manteiga, ingrediente que deixa seu gosto mais intenso.
Hiratake (Pleurotus ostreatus)
Além de muito saboroso, o hiratake é perfumado e ligeiramente adocicado, com uma textura diferente dos outros cogumelos. Ele pode ser encontrado nas cores branco, cinza e salmão. Este fungo é rico em fibras, vitaminas C e do complexo B e praticamente não possui gorduras. Sua principal característica medicinal é o controle do colesterol. Ele é originários da Europa, América do Norte e Ásia. Pode ser encontrado nas matas brasileiras e cultivado tanto no Norte como no Sul do Brasil. Seu nome científico (Pleurotus Osteatus) se deve ao formato semicircular, lembrando o de uma ostra. A sugestão é consumi-lo cozido ou empanado, em forma de tempurá.
Eryngui (Pleurotus eryngii)
Este cogumelo, embora ainda não seja muito conhecido e consumido no país, é bastante apreciado em muitos países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Também é conhecido como Cogumelo do Cardo e chamado "Seta de Cardo" pelos espanhóis e italianos. Encontra-se associada com os Cardos, planta que cresce em locais rochosos. Ele é considerado por muitas pessoas um dos melhores cogumelos para a culinária e adapta-se perfeitamente às mais variadas receitas. Experimente salteá-lo com shoyu, carne e legumes, como fazem os orientais no preparo do yakisoba.
Portobello (Agaricus bisporus)
Esse tipo de cogumelo possui textura um pouco mais rígida que o champignon e aroma levemente mais forte. É comumente consumido fresco, de tamanho grande e com o píleo (chapéu) aberto. Também conhecido como Cogumelo Pardo Gigante, originário da América do Norte, o Portobello é a variedade preferida do consumidor americano e francês. Destaca-se por suas características nutricionais e versatilidade na composição de deliciosas refeições, por sua excepcional textura, polpa mais rígida, fácil digestão, paladar peculiar e aroma agradável. Uma boa opção é experimentar um Portobello inteiro grelhado, no lugar de um hambúrguer, dentro de um lanche.
Por Marina Marques
Atualizado em 28 Out 2015.