Por mais que sal e azeite deixem qualquer comida com um gostinho a mais, incluir temperos e hortaliças é um hábito que nenhum chef deixa de lado - sendo assim, por que você deixaria?! E para unir o útil ao agradável, há algum tempo as minihortas caseiras dominaram os apartamentos e casas. Afinal, é um jeito prático e econômico de ter sempre algumas folhinhas na mão.
Se você não sabe por onde começar, leia essas 5 dicas que vão te ajudar a criar uma horta em casa – e claro, a mantê-la sempre saudável:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Cada planta com o seu nome
Para nunca se esquecer de quem é quem, compre potinhos já com o nome de cada tempero ou simplesmente faça um papel para pendurar em cada pote.
Foto: Reprodução/Instagram @cookingstore.br | Reprodução/Instagram @memudeieagora
Vamos reciclar?
Potes de plástico no geral são ótimos para começar - viu só? Nem precisa gastar com vasos! Além dele, você só precisa de terra e sementes (ou mudas) para iniciar a sua horta. Não se esqueça de adubar a terra para mantê-la saudável, ok? Para isso, utilize húmus de minhoca ou torta de mamona.
Aproveite os espaços
Caso o seu apartamento seja daqueles quase impossíveis de cultivar uma horta no estilo jardim - ou com vários vasos grandes -, aposte no estilo suspenso para acomodar as plantas no sentido vertical.
Foto: Reprodução/Instagram @memudeieagora | Shutterstock
Saiba investir nos pallets
Os pallets, facilmente encontrados em supermercados e feiras, são ótimos para receber os vasos ou simplesmente virar um! Ao juntar vários, dá até para criar uma estante com uma estética mais rústica, porém prática.
Foto: Reprodução/Instagram @plant_box | Reprodução/Instagram @melhfm
As janelas são bem-vindas
Um dos melhores lugares da casa para acomodar suas plantinhas são as janelas. A luz entra fácil, o ar circula, e se for perto da cozinha, perfeito - une o útil ao agradável.
Dicas gerais
Para não ter erro e ver a sua hortinha prosperar, fique atent@ a algumas dicas:
► A hortelã e a salsinha possuem raízes invasoras, a melhor opção é plantá-las em vasos separados.
► As plantas precisam de cerca de 4 horas de sol por dia, ou seja, precisam estar perto de janelas ou ambientes claros.
► Mudas, ao contrário das sementes, dão resultados mais rápidos. Se for começar do zero, são cerca de 7 dias para a germinação.
► Não se esqueça de regar as plantas diariamente.
► Os vasos precisam ter, no mínimo, 20cm de profundidade. E mais: faça um furo no fundo de cada um para drenar a água.
► E por fim, se a terra estiver adubada, suas plantas crescerão mais saudáveis e fortes!
Por Juliane Romanini
Atualizado em 6 Abr 2018.