![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/g-sp-culinariamarroquina_r.jpg)
Especiarias, cascas, frutas secas, raízes e flores. Perfumada, a gastronomia no Marrocos é tão exótica quanto o país. Limão, laranja e hortelã são as grandes vedetes desta escola, que tem influência na cultura muçulmana, judaica e cristã. Peixes, batatas, ovos e carne de cordeiro são emblemáticos na mesa marroquina.
O popular cuscuz marroquino é um tipo de guisado com sêmola, carnes e legumes. Todos servidos no mesmo recipiente. Já o briuats é outra opção de culinária típica. Pequena empada de formato triangular, esse prato tem uma grande variedade de recheios, doces e salgados.
Sugestão da chef Ariela Doctors, do restaurante Tanger, a receita da salada abaixo leva ingredientes como o cominho, a canela e as amêndoas.
Sete grãos de Tetouan
Ingredientes:
1 pacote de Ráris (250gr)
¼ de colher de chá de cominho em pó
¼ de colher de chá de canela em pó
1 envelope de açafrão
100 g de manteiga sem sal
200 g de cebola em brunoise
300 g de abobrinha italiana em brunoise
100 g de amêndoas em lâminas
150 g de damasco em tiras
2 colheres de sopa de folhas de hortelã rasgadas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Preparo:
Cozinhe os grãos em água, sal e especiarias até que fiquem macios.
Escorra a água e reserve. Numa panela, coloque metade da manteiga e salteie a cebola e a abobrinha até tomarem cor. Reserve. Doure a amêndoa na manteiga restante. Misture os grãos cozidos com os vegetais salteados, o damasco, a amêndoa e salpique a hortelã. Sirva em temperatura ambiente.
Rendimento: 6 porções
Foto: divulgação/ restaurante Tanger
Atualizado em 7 Ago 2012.