Guia da Semana



Entre 23 de maio e 5 de julho, acontece a 91ª Festa de São Vito, no Brás, tida como a maior festividiade italiana fora da Itália, que celebra a cultura do país europeu através de pratos típicos e apresentações de dança e música.

A festa é uma homenagem a São Vito, rapaz romano que fora criado por um casal de cristãos, servos de seu pai, um soldado perseguidor dos seguidores de Cristo. Furioso por seu filho ter se tornado um deles, o militar denunciou o herdeiro ao imperador Dioclesiano, que o torturou até a morte em 15 de junho de 303.

Em 801, Vito apareceu para a princesa Florência de Salerno, pedindo-lhe que enterrasse seus ossos na cidade de Polignano a Mare, onde hoje se encontra a Igreja de São Vito. A notícia de suas aparições se espalhou e o mártir virou motivo de devoção no Sul da Itália, sendo considerado o protetor dos artistas, dos doentes nervosos e dependentes de drogas.

A festa é uma iniciativa da Associação Beneficente São Vito Mártir, que reverte todos os lucros para a Creche São Vito, que atende a crianças de 0 a 3 anos em convênio com a prefeitura. Dentre as principais atrações, destaca-se itens típicos da culinária italiana oferecidos na cantina ou na praça de alimentação, tais como a guimirellas (churrasco de fígado e folhas de louro), espaguetes e ficazzellas (pastel frito com tomate, muzzarella e orégano), além de doces como a piccicatella (roscas de trigo açucaradas ou salgadas). Está prevista também apresentações de música e dança com o conjunto Itália Brasil e a Banda Sérgio de Rosa e Gruppo Italia.

Foto: Divulgação

Serviço:

Endereço: Rua Polignano a Mare, 255, Brás
Data: 23 de maio a 5 de julho
Preços: R$ 35,00 (cantina) e R$ 3,00 (praça de alimentação)
Informações: (11) 3227-8234/(11) 3229-5678/(11) 3326-2957


Atualizado em 7 Ago 2012.