O almoço de Páscoa, para muitos, é o momento mais importante da celebração, no qual a família se junta para fazer a refeição reunida. Mas, cozinhar para vários convidados pode dar muito trabalho e fazer bagunça.
Neste caso, a melhor opção pode ser ir a um restaurante e deixar por conta dos chefs o preparo das tradicionais comidas. Mas, onde? Pois o Guia da Semana selecionou lugares preparados para o almoço no dia 31 de março, que coelhinho nenhum põe defeito.
Taberna Ibérica
A Taberna Ibérica é um restaurante autenticamente português, especializado na cozinha lusa e mediterrânea. O lugar possui uma vista direta para a ponte Hercílio Luz e para o mar.
Oferece 12 tipos de pratos com bacalhau, como o Bacalhau à Taberna Ibérica, uma posta especial de Bacalhau Gadhus Mochua, assado em azeite extra virgem, batatinhas em meia lua, cebola assada e alho confitado. Abre no domingo, das 12h às 15h. Reservas no telefone(48)3225-0913
Pellegrino
No domingo de Páscoa o restaurante oferece um prato especial para a data. É um delicioso Lombo de Bacalhau com Batatas ao Murro, azeitonas pretas, tomate confit e azeite extra virgem. O prato é individual e será servido das 12h às 22h. Quem quiser se precaver e fazer aquela reservas, é só ligar para o telefone (48) 4009-2091
Cantina Sangiovese
O chef Helton Costa, preparou um menu especial na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, com um Festival de Bacalhau. São seis opções de preparo do bacalhau, prato mais apreciado na data. Já no domingo de Páscoa o menu tradicional da casa é o destaque.
Na sexta-feira a cantina atende para almoço e jantar, já no domingo,exclusimente para o almoço. As reservas já podem ser feitas pelo telefone: (48) 33711200.
Churrascaria Ataliba
Para comemorar o domingo de Páscoa, o Chef Guilherme Wypyszynski Walter apresenta aos clientes no almoç Bacalhau Gratinado, Salada maresia e Conchigliones de Salmão al Pesto.
O cardápio também será composto pelo tradicional churrasco, buffet de frios, saladas variadas e mais de vinte sugestões de sobremesas, a partir das 11h30, até às 17h.
Os clientes também receberão ovinhos de chocolate, para simbolizar a data.
O Lusitano
Temperos, gêneros e sabores muito próximos aos originais de Portugal. O restaurante oferece nove tipos de pratos com bacalhau, que são o destaque do almoço de Páscoa este ano. Os mais procurados são o Bacalhau à Brás e o Bacalhau Assado com Batatas ao Murro.
Todos os pratos servem duas pessoas. Quem preferir, pode escolher também outros peixes como anchova, sardinha, garoupa, salmão, tamboril e linguado.
Villa do Porto
No dia de Páscoa o restaurante vai servir o cardápio completo, com as 5 opções de bacalhau em especial. Mas se é para fugir do clássico, a dica é provar o Salmão Imperador, prato em homenagem de Dom Pedro II, que hospedou-se em 1840 no imóvel histórico que atualmente comporta o estabelecimento.
A casa abre com horário especial nesse feriado: sexta-feira e sábado das 12h às 23h, sem fechar, e domingo 12h às 18h.
Toca da Garoupa
Domingão, o chef Fernando Lima irá servir o cardápio tradicional da casa, que é especializado em peixes e frutos do mar. A casa destaca no cardápio seis opções de pratos servidos pelo sistema à la carte, como o Bacalhau na chapa, o Penne com camarão ao pesto, o Camarão crocante, a Moqueca de camarão e peixe, a Paella e o Coquille de camarão gratinado.
Sushi Yama
Localizado na Lagoa da Conceição, oferece o serviço à la carte durante o dia, já a noite funciona com sistema de buffet e rodízio.
Para o domingo de Páscoa a casa terá pratos tradicionais da cozinha japonesa como o Sukiaki, Teishoku, Tempura, Yakisoba e Teppanyaki, das 12h às 15h30.
Por Juliane Corrêa
Atualizado em 1 Abr 2013.