O Instituto de Arte Contemporânea ou IAC de São Paulo foi fundado em 1997, com a finalidade principal de preservar documentos e difundir a obra de artistas brasileiros de tendência construtiva. São eles: Sergio Camargo (1930-1990), Willys de Castro (1926-1988), Amilcar de Castro (1920-2002) e, mais recentemente, Sérvulo Esmeraldo (1929).
Para a realização desse projeto, tornava-se fundamental a construção de uma sede para o Instituto. Através de um convênio firmado com a Universidade de São Paulo – USP, o IAC deu início à reforma do prédio Joaquim Nabuco – construção da década de 1920, onde funcionou de 1949 a 1968 a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, palco de acontecimentos políticos e culturais relevantes na história do país.
Em janeiro de 2004 o IAC implantou seu Núcleo de Documentação e Pesquisa. É responsável pela guarda, conservação, catalogação, pesquisa, divulgação gratuita e acesso permanente do público à documentação histórica referente aos artistas que constituem, atualmente, seu objeto de estudo. Conta com uma equipe composta de profissionais de diferentes áreas do conhecimento – museologia, artes plásticas, história e comunicação social –, preparados para o processamento técnico do acervo, elaboração de instrumentos de pesquisa e atendimento ao público.
Mapa do local
Instituto de Arte Contemporânea
Atualizado em 27 Nov 2013.