A proteína é um dos nutrientes mais importantes para quem deseja ganhar massa muscular. Além de ela ser responsável pela formação das fibras musculares, ela ainda ajuda a repará-las depois que ocorrem as microlesões durante o treino de musculação. Sem contar que a proteína tem um papel fundamental para a formação de hormônios em geral e transporte de nutrientes pelo corpo.
Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana listou 10 alimentos ricos em proteína para incluir na dieta e potencializar o ganho de massa muscular. A boa notícia é que tem opções de proteínas de origem animal e vegetal!
Carne vermelha
Além de ser fonte de proteínas, a carne vermelha ainda é fonte de todos os aminoácidos essenciais para o organismo, ferro, zinco e vitamina B12, indispensável para o bom funcionamento das células nervosas e musculares do corpo. Dica: dê preferencia os cortes magros, como maminha, lagarto e filé mignon.
Peixes
Pobres em gorduras saturadas (que são ruins) e ricos nas poli-insaturadas, como o ômega 3, os peixes são considerados as melhores opções para o consumo de proteína animal – o teor desse nutriente é menor se comparado ao frango e carnes vermelhas, mas ele oferece mais benefícios para a saúde. Salmão, sardinhas, atum e tilápia são algumas opções de pescados para incluir na dieta.
Frango
Além de ser rica em proteínas que possuem um alto valor biológico – ou seja, possui aminoácidos essenciais para o corpo –, a carne de frango é extremamente benéfica à saúde. Isso porque ela é fonte de vitaminas B2 e B12, essenciais no metabolismo energético.
Ovo
Além de ser uma ótima opção de alimento para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, o ovo possui aminoácidos que ajudam na formação do tecido muscular e também para mantê-lo funcionando bem. Além disso, a gema do ovo é formada por proteína de alto valor biológico, que ajuda no combate à microlesões e na formação de novas células.
Soja
Dentre as proteínas vegetais, a soja é a mais utilizada em dietas para hipertrofia, pela sua quantidade de proteínas. Além disso, ele é rica em diversos nutrientes importantes, entre eles a isoflavona e a vitamina E, um antioxidante que combate o envelhecimento celular.
Amêndoas
Além de ser rica em proteína, a amêndoa também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e contribui para a saúde dos ossos.
Queijo Cottage
Além de extremamente saboroso, o queijo cottage é um bom alimento rico em proteína animal – especificamente em grande quantidade de caseína, proteína de lenta absorção.
Quinoa
Além de ser um grão de alto valor nutricional e não conter glúten, a quinoa é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Em flocos ou em grãos, ela pode ser um ótimo ingrediente no prepraro de comidas salgadas e doces.
Lentilha
Além de ser rica em proteínas, a lentilha ainda é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas C e vitaminas do complexo B.
Feijão
Além de ter proteínas, o feijão também contém boas quantidades de fibras.
Por A.
Atualizado em 15 Ago 2016.