Não é novidade que a boa alimentação é aliada de uma vida saudável e ajuda a prevenir doenças. No entanto, é sempre bom reforçar a importância de manter uma dieta nutritiva, principalmente em momentos em que se fala sobre a conscientização para fortalecer a saúde da mulher e ajudar a combater o câncer de mama – como se faz na campanha Outubro Rosa.
Estresse, histórico familiar, uso descontrolado de medicamentos, tabagismo, alcoolismo, exposição à poluição, sedentarismo e má alimentação estão associados ao aumento nos casos de câncer de mama. “Existem alimentos que, se consumidos rotineiramente, podem reduzir as chances de desenvolvimento de tumores e atuar na prevenção do câncer de mama, e isso está cientificamente comprovado”, afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.
A especialista cita o estudo publicado este ano que mostra que a Dieta do Mediterrâneo, rica em vegetais e elementos antioxidantes, além de gorduras boas e peixes, ajuda na prevenção da doença. “Os compostos antioxidantes de alguns alimentos ajudam a prevenir as alterações que ocorrem no nosso DNA ao longo da vida e, com isso, ajudam a reduzir a chance de desenvolvimento de tumores”, explica a nutricionista.
Assim, o Guia da Semana, com a ajuda de Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, listou 6 alimentos que ajudam a fortalecer a saúde da mulher. Confira:
Isotiocianatos
Encontrados em vegetais, como brócolis e couve-flor, atuam inibindo mecanismos oxidativos que causam danos ao DNA e aumentam as chances de aparecimento do câncer.
Prebióticos
Fibras presentes nos alimentos integrais e vegetais, principalmente quando consumidos crus, que favorecem a saúde das células.
Isoflavonas
Bioativos presentes nos grãos de soja que atuam como protetores do sistema endócrino e estão relacionados à menor incidência de câncer de mama.
Ômega-3
Tipo de ácido graxo que protege as células, através de mecanismos antioxidantes. As melhores fontes são peixes como a sardinha e o salmão.
Selênio
Presente nas castanhas, principalmente na castanha-do-Pará, esse mineral está relacionado a um importante mecanismo antioxidante, que defende o organismo e mantém a proliferação celular adequada.
Vitaminas antioxidantes (A, C e E)
Favorecem a saúde do DNA, uma vez que os radicais livres (que elas combatem) são responsáveis pela alteração do DNA que pode levar ao aparecimento de tumores.
Bônus: dica da nutri
A nutricionista ainda elencou cinco hábitos que devem ser adotados para ter uma rotina saudável. São eles:
1. Consumir 5 porções de frutas e vegetais variados:
• Cor amarelo-alaranjado e vermelho (abóbora, manga, cenoura, mamão, tomate)
• Frutas ricas em vitamina C (limão, laranja, mexerica, morango, kiwi, acerola, maracujá)
• Folhosos de cor verde-escuro (espinafre, couve, escarola)
• Crucíferos (brócolis, couve-flor, alcachofra, couve-de-Bruxelas)
2. Usar alimentos naturais e com o mínimo de processamento industrial;
3. Evitar ou limitar o consumo de bebidas alcóolicas;
4. Controlar e manter o peso corporal;
5. Ser fisicamente ativo e praticar exercícios moderados durante, pelo menos, 30 minutos, 5 vezes por semana.
Por Co
Atualizado em 16 Out 2023.