Guia da Semana

O envelhecimento da pele é algo natural e faz parte da vida. Segundo Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA, esse processo acontece devido ao desgaste das células do nosso corpo.

“O envelhecimento da pele que ocorre com o passar do tempo, é natural, já que com o passar dos anos e da idade nossa pele vai mudando. E isso tem relação com a produção de colágeno e elastina, que diminui, assim como a renovação celular, que fica mais lenta. É por isso que nossa pele vai ficando mais seca, flácida, sem viço e começam a surgir as linhas finas de expressão, rugas e manchas, por exemplo. E esse envelhecimento natural, chamamos de intrínseco, pois ele acontece devido ao desgaste das células do nosso corpo”, explica.

No entanto, existem hábitos que contribuem para que esse envelhecimento aconteça de forma precoce, mais acelerada e intensa. “Há fatores externos que tornam esse processo precoce, ou seja, ele acontece antes do tempo natural e de forma mais acelerada que o normal. Neste caso, damos o nome de extrínseco. Pode ocorrer por situações simples do nosso dia a dia, como exposição solar, dormir pouco ou até mesmo ingerir pouca quantidade de água”, pontua o especialista.

Pensando nisso, o Guia da Semana, com a ajuda do Dr. Maurizio Pupo, elencou 10 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele. Confira:

Por Amanda Matos

Atualizado em 3 Set 2024.