Guia da Semana

Especialistas já confirmaram que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas ela pode se tornar ainda mais essencial na sua rotina se você aproveitar o começo do seu dia para ingerir estes dois alimentos que podem prevenir ao menos 14 tipos de câncer.

A escolha destas duas opções foi dada por uma pesquisa da Universidade da Geórgia (UGA). Ambos os nomes possuem uma coisa em comum: são ricos em ômega-3 e ômega-6 - gorduras essenciais para a saúde do corpo humano.

Contudo, estes ácidos graxos não são desenvolvidos pelo nosso organismo. O resultado? Devemos incluir alimentos com estas substâncias na nossa dieta para garantir uma vida ainda mais longa e saudável.

"Níveis mais altos de ômega-3 e ômega-6 foram associados a menores taxas de câncer. Essas descobertas sugerem que a pessoa média deve se concentrar em ingerir mais desses ácidos graxos em sua dieta", confirmou Yuchen Zhang, principal autor do estudo e doutorando na Faculdade de Saúde Pública da UGA, para a International Journal of Cancer.

Afinal, quais são esses alimentos?

Para se prevenir contra os cânceres de cabeça e pescoço, esôfago, estômago, intestino, reto, trato hepatobiliar, pâncreas, pulmão, melanoma maligno, tecido conjuntivo mole, rim, bexiga, cérebro e tireoide, você deve comer nozes e sementes, como como girassol, cânhamo, linhaça e chia.

Entretanto, apesar da comprovação científica dos benefícios desses alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6, é sempre importante consultar um médico e entender qual é a quantidade ideal destas gorduras para a sua realidade e rotina.

Por exemplo, a mesma pesquisa da UGA também concluiu que o excesso desses ácidos graxos no organismo pode ocasionar câncer de próstata em homens e câncer de ovários, mama e útero em mulheres.

Por causa disso, é sempre importante manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios, se consultar com médicos frequentemente e selecionar a dedo o que você come no seu café da manhã!

Você também pode gostar de

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 18 Nov 2024.