Um estilo de vida saudável abrange uma série de hábitos para potencializar o funcionamento do organismo. Nesse processo, muitas pessoas buscam estimular a produção de massa magra – ou seja, aquilo que não é gordura, como os músculos.
A massa magra pode ser alcançada por vários métodos, como a alimentação, o exercício físico, a qualidade do sono, o consumo de água, entre outros.
Mas quando se trata da dieta, o destaque são os alimentos ricos em proteínas. Nesse caso, conforme o portal da Unimed, o consumo diário que costuma ser recomendado é de 1,4 a 2 g de proteína, por quilo do corpo.
Por exemplo, se uma pessoa pesa 70 kg, ela precisará de 98 a 140 g do nutriente nas refeições do dia.
No entanto, vale destacar que também são necessárias outras substâncias para um bom desenvolvimento desse tipo de massa, como carboidratos sem excesso, vitaminas, fibras, minerais e gorduras benéficas para o corpo – ou seja, as insaturadas.
Lembre-se da importância de consultar um nutricionista, antes de adicionar algum alimento na rotina. Isso porque o profissional indicará quais os alimentos que o paciente pode consumir e as quantidades mais adequadas.
6 alimentos para você desenvolver massa magra
1. Grão-de-bico
A leguminosa faz sucesso quando se trata de fonte de proteínas vegetais. Por isso, ela é uma boa dica para incluir no prato de quem deseja ganhar massa magra. Além disso, por ser rico em fibras, o grão-de-bico ajuda no combate da prisão de ventre e na evacuação de fezes.
2. Salmão
O peixe é rico em ômega-3, o que ajuda na recuperação muscular, além de ser uma fonte de gorduras boas. O seu consumo também ajuda a reduzir inflamações.
3. Batata-doce
A batata-doce é um dos queridinhos por aqueles que adotam uma dieta saudável. O tubérculo é rico em vários nutrientes, como fibras, vitaminas A e C, minerais, proteínas, entre outros. Seus compostos ajudam a aumentar a massa muscular e auxiliam no funcionamento do intestino.
4. Castanha-de-caju
A oleaginosa obtida do caju é poderosa contra os radicais livres que danificam as células do corpo e, por ter altos índices de magnésio, potássio e proteínas, favorece o ganho de massa magra e melhora o desempenho físico.
5. Quinoa
A quinoa é rica em fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Por isso, ela costuma ser recomendada em diversos tipos de alimentação, por proporcionar mais energia ao corpo. Além disso, o grão não contém glúten e aumenta a sensação de saciedade.
6. Amendoim torrado
O amendoim é rico em vitaminas, fibras, minerais e gorduras insaturadas para aumentar a massa magra. Além disso, o grão conta com carboidrato e compostos antioxidantes. Vale citar que esse último elemento ajuda no combate do envelhecimento precoce.
Por Jennifer de Carvalho
Atualizado em 4 Out 2024.