O cravo-da-índia (ou Syzygium aromaticus, seu nome científico) é uma especiaria que possui diversas substâncias que trazem benefícios à saúde, inclusive alguns tratamentos utilizam esse item para várias doenças.
O ingrediente é um grande antioxidante que pode ser utilizado no tratamento de infecções, problemas digestivos, alívio de dores, entre outros. Não à toa, ele é usado desde os tempos antigos pela terapia ayurveda e pela medicina chinesa.
Pensando nisso, separamos uma lista com 5 vantagens que este alimento pode proporcionar à saúde. Confira abaixo:
1- Ação anti-inflamatória
Iniciamos com o principal componente ativo do cravo-da-índia, o eugenol, uma substância que contribui com a resposta imune do organismo que garante uma ação anti-inflamatória no corpo.
2- Relaxamento muscular
Como falado acima, essa ação anti-inflamatória e de propriedades analgésicas traz diversos benefícios, esse comportamento pode servir como um potente relaxante muscular. Voltado principalmente para combater a fadiga e aliviar tensões nos músculos.
3- Repelente natural
Sua versão em óleo essencial pode ser utilizada para repelir insetos, com eficácia garantida contra moscas e mosquitos. Vale a pena conferir!
4- Protege de fungos e bactérias
Por conta do componente eugenol, citado anteriormente, o cravo-da-índia apresenta uma grande eficácia quando o assunto é combater diversos tipos de infecções, seja por bactérias ou por mesmo fungos.
5- Combate a dor de garganta
Essa planta além de contar com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam na dor de garganta, também possui o fator antisséptico e aromático. Ambos são fundamentais para ajudar nesse caso e ainda contribuem com a diminuição do mau hálito. No entanto, o uso de antibióticos não deve ser descartado.
Como consumir o cravo-da-índia?
Agora que já conhece alguns dos benefícios que o cravo-da-índia pode proporcionar para a saúde, vale citar que essa especiaria pode ser ingerida de forma natural com o botão seco ou mesmo em pó, em sobremesas, bolos e chás. Todas as opções são benéficas à saúde e gostosas ao paladar.
Por Giovanna de Freitas Raquel
Atualizado em 18 Set 2024.