Guia da Semana

Na hora de cozinhar, muitos se perguntam se precisa lavar o arroz ou não. Afinal, é realmente necessário lavar os grãos antes de cozinhá-los? E, se sim, qual é a maneira correta de fazer isso para garantir um arroz soltinho e saboroso?

O portal Concursos no Brasil esclareceu esta dúvida e explicou a importância da prática de lavar o arroz, bem como a maneira correta de fazê-lo. Confira:

Preciso lavar o arroz antes de cozinhá-lo?

Um estudo científico publicado na revista Science Direct em 2017 investigou diferentes tipos de arroz e métodos de preparo, com o objetivo de entender os mecanismos bioquímicos que influenciam a textura e o sabor dos grãos durante o cozimento.

Os resultados mostraram que lavar o arroz diminui a concentração de amido presente nele, que permanece nos grãos por causa do processo de separação para venda nos mercados. Esse amido é o responsável pela água turva e esbranquiçada que aparece durante a lavagem do arroz.

Ao lavar o arroz, a amilose, ou amido livre, se solta da superfície dos grãos. Esse processo ocorre devido ao efeito de arraste gerado pelo enxágue com água corrente, que é a forma mais comum de lavagem.

Os cientistas responsáveis pelo estudo concluíram que a concentração de amilose tem um impacto significativo nas características do arroz, especialmente na dureza e na umidade. O excesso de amilose pode fazer com que o arroz fique mais empapado e demore mais para cozinhar. Contudo, consumir o alimento sem a lavagem não é prejudicial à saúde.

Por causa disso, a lavagem do arroz depende do prato que está sendo preparado - e do resultado que você deseja alcançar com ele. Por exemplo, chefs do mundo todo recomendam lavar o arroz se você deseja obter um prato com grãos soltinhos e saborosos.

Contudo, se você deseja preparar algo como um risoto, o ideal é cozinhar o arroz sem lavá-lo. Isso garantirá uma mistura mais concentrada e empapada, se assemelhando melhor ao resultado final do risoto.

Apesar da lavagem do arroz torná-lo mais soltinho, é importante fazê-lo da maneira correta para preservar algum amido no grão - se não o preparo do alimento fica mais difícil do que o normal. A maneira correta de lavar o arroz é:

  1. Coloque a quantidade de arroz que irá preparar em uma peneira ou escorredor adequado;
  2. Lave o arroz em água corrente, preferencialmente filtrada, e esfregue suavemente os grãos com os dedos para soltar o excesso de amido enquanto os limpa;
  3. Aguarde até que a água pare de sair esbranquiçada e comece a ficar clara e translúcida;
  4. Cozinhe conforme desejar

Em alguns casos - como no arroz polido - a lavagem não é necessária, pois a casca do grão já foi removida e a concentração de amido é naturalmente menor. Ao lavar o arroz polido, você pode acabar também diminuindo a quantidade de sais minerais e nutrientes essenciais, incluindo vitaminas importantes. Seja como for, fique atento às instruções do rótulo.

Você também pode gostar:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 26 Nov 2024.