Guia da Semana

Plantas comestíveis? Isso mesmo que você leu! PANCs é uma sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, que vem ganhando cada vez mais destaque entre os adeptos da alimentação saudável.

Esse termo foi criado em 2008, pelo biólogo Valdery Ferreira e refere-se a plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas.

Vale destacar que o conceito de PANCs varia muito conforme a sua localidade. Muitas vezes, uma planta pode não ser convencional em uma região, mas em outra ser bastante comum.

Segundo um estudo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, existem no Brasil pelo menos três mil espécies de plantas alimentícias.

As PANCs promovem uma diversidade alimentar, já que as folhas são ricas em diversos nutrientes, além de funcionar como opção para substituição de alimentos, como a ora-pro-nóbis, que pode ser incluída no cardápio dos vegetarianos pelo seu alto teor de proteína.

Conheça abaixo 5 PANCs para incluir na dieta:

1. Almeirão do Campo

A planta nativa do Rio Grande do Sul é encontrada em pomares, jardins e lavouras. Elas possuem suas folhas com alto teor de cálcio, zinco, fósforo e potássio. Podem ser servidas cruas, como saladas ou cozidos, inseridos em sopas e refogados.

2. Begônia

A begônia é inteiramente comestível, sendo muito utilizada para a produção de doces, como calda de sorvete, ingredientes para drinks e geleias. Apresentam um sabor azedo, que combinado a outros alimentos trazem uma experiência agridoce.

3. Caruru

Já do caruru, apenas folhas e flores podem ser consumidas. Ela é muito rica em nutrientes e possui: vitamina C, magnésio e ferro, além de contar com ações diuréticas e laxativas. Usada preferencialmente em pratos cozidos, a caruru também podem ser inseridos em farofas e pães.

4. Língua de vaca

Nativa da Europa, a língua de vaca pode crescer em diversos lugares, como pomares, jardins, terrenos baldios e principalmente em áreas mais úmidas. Apenas suas folhas podem ser consumidas, cruas ou cozidas, em purês ou sopas diversas.

5. Ora-pro-nóbis

Certamente, essa é a PANC mais conhecida, essa hortaliça oferece uma refeição repleta de nutrientes. Dela, come-se as frutas, folhas e flores. Além de enriquecer pães e massas em geral, pode ser utilizada em omeletes, sopas, caldos, farofas e tudo o que a sua criatividade na cozinha permitir. Confira mais receitas com a ora-pro-nóbis aqui.

Por Silvia Alves

Atualizado em 19 Set 2024.