O pilates é uma atividade que visa o condicionamento físico e a flexibilidade, a partir do peso do próprio corpo. Diversos lugares oferecem pacotes para essa prática. No entanto, você sabia que é possível realizar alguns exercícios dessa modalidade em casa? Trata-se do pilates de parede, que viralizou nas redes socias.
Muitos usuários do TikTok compartilharam vídeos com esse novo jeito de fazer pilates, sem o uso dos tradicionais aparelhos presentes nos espaços que ensinam as técnicas do exercício. O modelo com os pés ou as mãos na parede atraiu várias pessoas, devido à sua acessibilidade e praticidade.
Mas uma dúvida que pode surgir é se o pilates de parede é realmente seguro. Nesse caso, apesar de não apresentar muitos riscos, é importante consultar um fisioterapeuta para saber quais exercícios cada pessoa pode fazer, já que cada corpo possui características próprias.
Após essa avaliação, é possível incluir na rotina diversos exercícios de pilates que podem ser feitos em alguma estrutura de casa. A lista inclui desde o fortalecimento do abdômen até os alongamentos.
Como fazer o famoso pilates de parede?
Ao realizar os exercícios, é importante lembrar de fazer o processo de inspirar e expirar e de praticar a atividade devagar, sem pressa. Além disso, para evitar o risco de escorregar, vale ficar descalço ou usar uma meia antiderrapante.
Com isso em mente, confira abaixo 6 tipos de exercícios simples do pilates de parede para fazer sem sair de casa, conforme o portal Minha Vida e o Terra.
1. Alongamento de peitoral
De frente para a parede, apoie cada um dos braços a 90º, com os ombros alinhados ao cotovelo. Em seguida, coloque o peso do corpo nos braços e faça alongamentos.
2. Alongamento sentado
Coloque as costas na parede e deixe os braços esticados em direção ao teto. Depois, tente esticar os braços como se algo estivesse te puxando para cima.
3. Alongamentos de membros inferiores
Ainda sentado e com as costas na parede, estique os braços até que eles fiquem alinhados com os ombros. Em seguida, vai levando as mãos até o pé, lentamente, e role o tronco para frente.
4. Ponte
Deite-se no chão, de frente para a parede, e apoie os pés na estrutura com as pernas para cima. Deixe os braços esticados e, aos poucos, eleve o quadril.
5. Prancha
Dessa vez, coloque os pés na parede, mas com as mãos no chão. Depois, eleve o corpo e segure por cerca de 15 segundos.
6. Panturrilha
Em pé, coloque uma das mãos na parede e mantenha os pés afastados da estrutura. Depois, faça repetições elevando as pontas dos pés nessa atividade de pilates de parede.
Assista:
Por Jennifer de Carvalho
Atualizado em 13 Nov 2024.