Com certeza você já se viu rodeado por sintomas depressivos, ansiosos e absolutamente negativos no seu domingo à noite e a semana que está por vir. Mas você sabia que esta é uma síndrome?
Para a CNN, o professor do curso de Psicologia da Faculdade Santa Marcelina Fernando Diogo Padovan afirmou que, apesar de não constar como diagnóstico oficial, especialistas classificaram estes sentimentos como a Síndrome do Domingo à Noite.
"Trata-se de sintomas que muitas pessoas experimentam no final do domingo, tendo como pano de fundo a perspectiva de ter que voltar à rotina da semana, geralmente em antecipação a obrigações de trabalho ou de estudo que começam na segunda-feira", explica.
Alguns dos sintomas mais comuns relacionado ao fim do final de semana e chegada da segunda-feira são:
- Preocupação com as obrigações da próxima semana.
- Sensação de que o fim de semana passou rápido demais ou de que não foi aproveitado como deveria.
- Ansiedade em relação a prazos ou compromissos futuros.
- Dificuldade em relaxar e aproveitar o final do domingo.
- Sentimentos de tristeza relacionados ao sentido das atividades profissionais, acadêmicas ou outras que exijam esforço ao longo da semana.
Para além do mal estar geral que estas preocupações podem causar, a Síndrome do Domingo a Noite também pode afetar diretamente a qualidade do sono.
Por isso, de acordo com o professor, é ideal construir uma rotina da noite para educar o corpo a dormir bem e ter uma semana mais tranquila.
O que causa ansiedade no domingo à noite?
Apesar de não ser uma patologia, a síndrome pode estar relacionada a condições exaustivas na rotina da semana - que, por muitas vezes, vai de segundo a sábado e coloca uma pressão para que o domingo seja um dia "perfeito".
"Pessoas que têm uma rotina intensa de segunda a sexta-feira ou, até mesmo, durante o sábado e o próprio domingo, sem muito espaço para descanso ou lazer, podem sentir a pressão no domingo", confirma o professor.
E a rotina estressante da semana nem sempre é relacionada somente a excesso de trabalho: um ambiente estressante e tóxico pode prejudicar muito o fim do seu domingo e começo da semana.
"A sensação de estagnação, a percepção de que o trabalho ou os estudos não são significativos, ou estimulantes, pode tornar a volta à rotina algo pesado e desmotivador”, explica o professor Padovan.
“Muitos experimentam climas opressores em seus ambientes de trabalho, estudos ou afazeres semanais. A falta de bons relacionamentos [no trabalho] pode causar muito desconforto".
Como superar?
Entender a raiz dos sentimentos relacionados a síndrome do domingo à noite pode ser ideal para superá-la e começar a semana com o pé direito. "Psicoterapia é essencial para ter clareza sobre como se chegou a esse estado e como adotar medidas a fim de contorná-lo", recomenda o professor Padovan.
Além do processo terapêutico, aproveitar o dia livre da semana para executar hábitos que te divertem e te completam é uma importante chave para superar os sintomas depressivos que acompanham este dia. Desconectar-se um pouco das redes sociais e dar atenção a vida real também é essencial.
"Apesar de não ser reconhecida como uma patologia pela comunidade científica, sua presença deve ser um alerta para a busca por acompanhamento profissional, já que é um indicativo de desconforto psicológico frente as atividades rotineiras e um desequilíbrio nas atividades que prejudicam a qualidade de vida", finaliza Padovan sobre a Síndrome do Domingo à Noite.
Você também pode se interessar por:
Por Luíza Fernandes
Atualizado em 24 Nov 2024.