Guia da Semana

Comer maçã todos os dias pode ser um dos hábitos mais simples e saborosos para melhorar a saúde de maneira simples. Além de seu sabor refrescante e acessível, a fruta vermelhinha é uma verdadeira aliada do bem-estar, trazendo benefícios para diversas áreas do organismo.

A maçã é rica em fibras, vitamina, minerais (potássio, fósforo, cálcio) e antioxidantes. Essa combinação poderosa de nutrientes é responsável por uma série de benefícios para a saúde. Confira abaixo por que essa fruta deve estar no seu cardápio diário, de acordo com o UOL:

1. Melhora a função cerebral

As maçãs são ricas em antioxidantes como a quercetina, que protegem as células dos danos dos radicais livres e do envelhecimento precoce. Estudos indicam que o consumo regular de maçãs pode diminuir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

2. É boa para o coração

As fibras e antioxidantes presentes nas maçãs ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial. Segundo o UOL, um estudo realizado pela Medical University of Warsaw confirmou que os flavonoides encontrados na maçã ajudam a prevenir doenças cardíacas, contribuindo para a redução da pressão arterial, evitando a oxidação do colesterol e o açúcar como antioxidantes.

3. Diminui o risco de diabetes

A ingestão regular de maçãs ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. A fibra solúvel da fruta atrasa a absorção de glicose e, por isso, diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 28%. Além disso, os compostos bioativos das maçãs auxiliam na melhora da sensibilidade à insulina.

4. Afasta a prisão de ventre

As maçãs são uma ótima fonte de fibras dietéticas, especialmente quando consumidas com a casca. Essas fibras auxiliam o trânsito intestinal e ajudam a prevenir a constipação, mantendo o sistema digestivo funcionando regularmente.

5. Previne o câncer

Estudos sugerem que o consumo de maçãs pode reduzir o risco de câncer, especialmente o câncer de pulmão, intestino, boca, sistema digestivo e de mama.

6. Combate a asma

A quercetina, antioxidante encontrada principalmente na casca da maçã, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das vias aéreas. O consumo diário de maçãs está associado a uma menor incidência de asma e melhora da função pulmonar.

7. Previne cáries

As maçãs também colaboram para a saúde bucal. Ao mastigar uma maçã, você estimula a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos graxos na boca e a reduzir a formação de placas bacterianas, prevenindo cáries e promovendo gengivas mais saudáveis.

8. Fortalece o sistema imunológico

As maçãs contêm vitamina C e outros antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções. A presença de vitamina C auxilia na produção de células brancas, responsável pela defesa do organismo, garantindo uma proteção extra.

9. Previne doenças oculares

As vitaminas presentes nas maçãs ajudam a proteger a visão e a prevenir doenças oculares, como a catarata e a degeneração macular. Além disso, os antioxidantes da fruta combatem os danos celulares que afetam a saúde dos olhos.

10. Aumenta a saúde óssea

As maçãs são ricas em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que promovem a saúde óssea, e ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis. O consumo regular pode, inclusive, reduzir o risco de osteoporose, especialmente em mulheres.

11. Diminui o colesterol

Comer maçãs regularmente é uma forma natural e eficaz de diminuir o colesterol LDL. As fibras solúveis da fruta capturam as gorduras e ajudam a eliminar as do organismo, o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

12. Retarda o envelhecimento

A combinação de antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios nas maçãs ajuda a combater o envelhecimento precoce. Os antioxidantes combatem os radicais livres, principalmente responsáveis ​​pelo envelhecimento celular, resultando em uma pele mais saudável e jovem por mais tempo.

13. Alivia problemas de estômago

As maçãs são uma ótima opção para quem sofre de problemas digestivos. Elas ajudam a aliviar dores de estômago, acidez e até gastrite, pois a fibra atua como um protetor natural da mucosa gástrica.

Por ser simples de encontrar, versátil e simples de carregar, as maçãs são uma opção prática e nutritiva para melhorar a qualidade de vida e a saúde geral.

Embora a maçã seja uma fruta extremamente benéfica para a saúde, é importante lembrar que uma dieta equilibrada e variada é fundamental para garantir um bom funcionamento do organismo. Consulte um nutricionista para acompanhamento correto.

Veja também:

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 29 Out 2024.