A uva passa não é a fruta mais amada de todos, mas ela apresenta muitos benefícios para a saúde. Isso porque, as frutas secas, em geral, por mais que sejam desidratadas preservam os nutrientes do produto in natura, e ainda intensificam o sabor.
As uvas passas são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes, sendo um lanche saudável. Chega de tirar uva passa da farofa - ou do arroz!
Uva passa pode ajudar no controle da diabetes?
Antes, muitos acreditavam que as uvas passas possuíam alto teor de açúcar e muitas calorias. Porém, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal Of Nutritional Science, segundo o portal Tudo Gostoso, o consumo de frutas secas, pode, na verdade, ajudar a reduzir o risco do diabetes tipo 2.
A diabetes é um distúrbio metabólico. Diabéticos apresentam deficiência na insulina, o que gera um aumento exacerbado nos níveis de açúcar no sangue. Se os diabéticos decidirem incluir frutas secas na dieta, é preciso prestar atenção em alguns pontos.
Nestes casos, é importante observar o tamanho da porção e evite consumi-las de maneira isolada. Isso vai ajudar a evitar os picos de glicemia. A uva passa é rica em resveratrol, substância que blinda as artérias.
Confira outros 3 benefícios da uva-passa
De acordo com o UOL, a uva passa, além de ser um alimento funcional, pode ainda trazer outros benefícios para saúde. Confira abaixo 3 deles:
- Prevenção do câncer: ela é rica em polifenóis, substância antioxidante que age prevenindo a formação de células cancerígenas;
- Prevenção de infarto: ainda sobre polifenóis, eles ajudam na diminuição da absorção de colesterol LDL
- Diminuição da pressão arterial: por fim, o consumo de uva passa também está associado a diminuição da pressão arterial.
Atenção! Mesmo com todos os benefícios listados acima, a uva passa não substitui um medicamento ou acompanhamento médico. Para manter uma alimentação e vida saudável, consulte um profissional.
Por Vitória Prates
Atualizado em 24 Set 2024.