Em 2014 fomos bombardeados por novidades no mundo da gastronomia. De food trucks a insetos, o que não faltou foram ideias para tornar a nossa experiência gastronômica ainda mais rica.
Passado os modismos, 2015 é o ano de digerir tais tendências e aprimorar ainda mais os nossos pratos. Confira as 5 principais delas!
Tecnologia
Não é de hoje que a gastronomia alia-se cada vez mais à tecnologia. Desde fotos postadas no Instagram (mais de 40 milhões com a tag #food atualmente) até apps com as mais diversas facilidades quando o assunto é cozinhar. Com a disseminação da impressora 3D, é previsto que o aparato seja, muito em breve, incluído na vida doméstica. Será?
Consciência
Sucos verdes e alimentos orgânicos vão muito além de uma questão de modismo. A consciência na hora da alimentação vem, nos últimos anos, aparecendo timidamente e, agora, tem a promessa de se tornar cada vez mais em alta. Congelados e fast food não fogem da lógica: a ideia é ter o máximo de conhecimento do que se ingere, seja saudável a rigor, ou não.
Exigência
Passada a moda da "gourmetização", a ideia em 2015 não é só elevar alimentos simples ao patamar de gourmet e, sim, levar às prateleiras e restaurantes excelência em ingredientes. Não basta cobrar R$ 10 em um churros, o importante é mostrar ao consumidor o valor (não só financeiro) de cada alimento.
Tradição
Quem não comprou um bolo caseiro em 2014 que atire a primeira pedra! Este ano, o tradicional continua em alta, entretanto focando mais na experiência. A previsão é que as pessoas reencontrem no ato de cozinhar a questão familiar e da simplicidade de sabores.
Inovação
O Guia da Semana já te apresentou a cada vez mais em pauta dieta dos insetos. A ideia é que nos próximos anos, o excêntrico seja incluído nos mais simples hábitos tradicionais. A gastronomia molecular, aquela que evidencia os processos físicos e químicos de cada prato, também promete invadir a nossa mesa.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 5 Mar 2015.