Você sabia que assim como no verão, os cabelos também precisam de cuidados especiais durante o inverno? Devido às baixas temperaturas – e aos costumes durante essa época do ano – as madeixas ficam mais fragilizadas e por isso pedem por cuidados específicos.
Banhos quentes são bem comuns durante o inverno – e bem gostosos, por sinal. Entretanto, essa prática não é muito benéfica para os cabelos. É que a alta temperatura da água acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo, que protege e lubrifica os fios. O problema é que sem esse óleo o cabelo pode ficar com um aspecto ressecado, quebradiço e até com pontas duplas – ou seja, banhos muito quentes precisam ser evitados.
Para te ajudar a desfilar por aí com um cabelo sedoso, brilhante e com vida, o Guia da Semana separou algumas dicas e cuidados simples com o cabelo no inverno. Confira:
HIDRATE OS FIOS
Independente do clima e da estação do ano é sempre bom – e necessário – hidratar o cabelo. Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados ao seu fio é fundamental. Além disso, fazer um banho de máscara uma vez por semana também é aconselhado. Para isso, lave os cabelos duas vezes com shampoo, tire a umidade dos fios com uma toalha e aplique a máscara (específica para o seu tipo de cabelo) apenas no comprimento e nas pontas. Aguarde de cinco a dez minutos e enxágue.
DICA: ao lavar os cabelos, massageie bem o couro cabeludo. Fazendo isso Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.
LAVE OS CABELOS COM ÁGUA MORNA
Como falamos acima, lavar os cabelos com água muito quente não é bom, pois ela retira o óleo natural do couro cabeludo, chamado manto hidrolipídico. Além de deixar o cabelo ressecado e quebradiço, a alta temperatura da água ainda pode desidratar os fios, aumentar a queda e provocar uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, o ideal é lavar os fios com água morna.
PS: em algumas pessoas a água quente pode deixar o cabelo mais oleoso. Isso acontece porque o organismo entende que a retirada do manto hidrolipídico precisa ser corrigida e por isso produz uma maior quantidade de óleo natural. Entretanto, os mesmos cuidados que evitam o ressecamento também evitam a oleosidade.
FAÇA USO CONSCIENTE DE SECADORES E PRANCHAS
É complicado sair de cabelo molhado em dias frios. Por isso, o secador é um grande aliado do inverno. Entretanto, seu uso precisa ser consciente e correto, já que o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para evitar que isso ocorra, faça uso de um bom protetor térmico ou reparador de pontas antes da secagem. Isso vai proteger os fios e ainda deixá-los com uma aparência melhor depois de secos.
USE PRODUTOS ANTI-FRIZZ
A umidade do inverno faz com que os fios fiquem arrepiados, desalinhados e com aspecto seco mesmo após a secagem. Para evitar esse desconforto é recomendado o uso de produtos anti-frizz e, de preferência, que contenham queratina em sua formulação.
EVITE DORMIR COM O CABELO MOLHADO
Dormir com o cabelo molhado é proibido em qualquer época do ano. Além dos fios não secarem direito e você acordar no dia seguinte com a cabeleira úmida, o cabelo pode se tornar fraco e quebradiço.
MANERE NO USO DE GORROS E CHAPÉUS
Um dos charmes do inverno é o uso de acessórios de frio, como botas, luvas e gorros, que dão um up no visual. Porém, é preciso tomar cuidado com excesso: usar chapéus, boinas, lenços e gorros com frequência pode aumentar ainda mais a oleosidade do cabelo, provocando o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.
Atualizado em 24 Jun 2015.