Você já deve ter visto por aí cada vez mais mulheres de black powers e cabelos cacheados! Isso porque, muitas delas deixaram de recorrer aos produtos alisantes, que foram sucesso nos últimos anos, e passaram a assumir cabelos naturais – e cá entre nós, não importa se o cabelo é liso ou enrolado, a única preocupação é nos sentirmos sentir bem.
A Transição Capilar é exatamente isso: deixar de recorrer aos produtos alisantes e que mascaram a verdadeira essência do cabelo e deixar os fios cresceram saudáveis, naturais e sem agressão química. Se você quer entender mais sobre o processo e como fazer essa transição, o Guia da Semana te dá as melhores dicas. Confira na galeria abaixo:
O QUE É TRANSIÇÃO CAPILAR?
Transição capilar é o processo de voltar o cabelo ao natural, abandonando qualquer tipo de química/fator externo que altere a forma/aparência do fio. O termo é utilizado para mulheres que querem deixar de utilizar químicas alisantes nos fios e assumir o cabelo cacheado natural.
COMO FAZER A TRANSIÇÃO CAPILAR?
Infelizmente não existe nenhuma forma mágica que acaba com a química alisante presente nos fios. Tendo isso em vista, é preciso esperar os fios crescerem e esperar a parte "alisada" sair. Uma técnica para acabar de uma vez com a parte lisa é fazer o Big Chop: ao invés de ir cortando as partes com química aos poucos conforme o crescimento da raiz, você retira todo o alisamento de uma única vez.
QUANTO TEMPO DEMORA?
Não existe um tempo certo, já que o processo depende do crescimento dos fios – e isso muda de pessoa para pessoa. O que se pode fazer é encontrar métodos que estimulam o crescimento mais rápido e saudável dos fios. Clique AQUI para saber mais.
O QUE PODE AJUDAR NA TRANSIÇÃO?
E preciso lembrar sempre de que os fios têm necessidades: seja de hidratação, reconstrução ou nutrição. Por isso, nada melhor do que fazer o Cronograma Capilar para ajudar no crescimento saudável do cabelo. Clique AQUI para saber como fazer.
ENQUANTO NÃO CRESCE, QUAIS AS ALTERNATIVAS?
Existem algumas formas de lidar com a parte "indefinida" ou "alisada" do seu cabelo enquanto os fios não crescem. Afinal, uma hora a raiz vai ficar diferente do comprimento, certo? Uma ótima alternativa é recorrer para as técnicas de texturização dos fios lisos, assim, eles se igualam à raiz. Nessa categoria temos babyliss, twist, plopping e muito mais – vale a pena pesquisar e ver como fazê-las. Outra alternativa (essa para quem prefere usar os fios lisos por mais algum tempo) é fazer chapinha, mas lembrando de tomar cuidado redobrado – ou seja, utilizar sempre protetor térmico!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 19 Out 2017.