A pele mista é caracterizada por uma combinação de áreas oleosas e secas no rosto. Geralmente, a zona T (que inclui testa, nariz e queixo) tende a ser mais oleosa, enquanto as bochechas e extremidades podem ser mais secas ou normais. Essas variações necessitam de cuidados específicos para evitar problemas como acne ou ressecamento.
De acordo com o DermaClub, a pele mista é resultado da distribuição desigual das glândulas sebáceas, o que causa uma produção excessiva de sebo em algumas áreas, e insuficiente em outras.
Além disso, fatores como clima, poluição, genética e alterações hormonais também influenciam o equilíbrio da oleosidade, tornando necessário um cuidado específico para manter a pele saudável. Em caso de dúvidas, consultar um dermatologista pode ajudar a identificar seu tipo de pele com mais precisão.
Confira abaixo 7 dicas para quem tem pele mista
1. Higienização adequada
Use sabonetes que controlem a oleosidade e evite produtos com ativos altamente gordurosos, para não aumentar a produção de sebo.
2. Controle de oleosidade
Nas áreas com produção excessiva de sebo no rosto, como a zona T, opte por produtos específicos para o controle de oleosidade, como o ácido salicílico.
3. Hidratação
Mantenha a pele hidratada com produtos não gordurosos, que não obstruam os poros, garantindo a saúde da pele.
4. Os ativos certos
Opte por ativos suaves como ácido hialurônico, niacinamida e antioxidantes, que evitam vermelhidão e descamação.
5. Evite os extremos
Não use produtos muito gordurosos nas áreas secas nem produtos agressivos nas áreas oleosas, para não desbalancear a produção de sebo.
6. Aplicação de produtos
Aplique produtos em camadas finas para permitir que a pele respire e evitar a obstrução dos poros.
7. Limpeza suave
Utilize soluções de limpeza suaves que mantenham a barreira natural da pele, evitando ressecamento ou irritação na pele mista.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 25 Set 2024.