A queda de cabelo mexe diretamente com a autoestima de várias pessoas - e é exatamente por isso que o problema capilar vem sendo alvo de pesquisas e mais pesquisas. Se por um lado temos a herança genética que impacta diretamente no volume de fios, há também outras causas importantes, como estresse, má alimentação e hábitos ruins.
Para quem está a ponto de ter problemas com calvície, ou simplesmente quer se prevenir, veja algumas dicas de como evitar e tratar a queda excessiva de cabelo:
IMPORTANTE: antes de inciar QUALQUER tratamento, consulte um dermatologista para saber qual a causa do seu problema e o método ideal para solucionar a queda de cabelo. A consulta a um profissional da área é imprescindível!
Como evitar a queda de cabelo
Foto: Shutterstock
Atenção na hora do banho
Os fios e o couro cabeludo são sensíveis à água quente, por isso prefira lavar a cabeça com água fria ou morna. As temperaturas altas durante o banho estimulam a criação da caspa, além de aumentar a oleosidade.
Cuidado com alguns hábitos noturnos
Já se sabe que dormir com o cabelo molhado pode causar a proliferação de fungos, resultar em um aumento da oleosidade e quebra dos frios. O couro cabeludo leva cerca de algumas horas para secar completamente, então prefira lavar as mechas durante o dia.
Alimentação é um fator de alta importância
Os nutrientes que são absorvidos dos alimentos são de extrema importância para os fios. Cabelos fracos e sem brilho podem estar relacionados diretamente a uma alimentação pobre em ferro e proteínas, por exemplo. Para se garantir nesse quesito, inclua em seu cardápio opções como peixes, ricos em vitamina D; castanhas, fonte de ômega 3; leguminosas, ricas em ferro e zinco; ovos, uma excelente fonte de proteína; e alimentos como a cenoura e a batata doce, ótimos antioxidantes.
Tenha preferência pelos fios livres, leves e soltos
O hábito de manter o cabelo preso, trançado, com bonés ou chapéus acaba abafando o couro cabelo ou tornando o fio suscetível ao desgaste do fio. Caso não consiga evitar, tente manter as mechas soltas na hora de dormir.
Aprenda algumas dicas de como tratar a queda de cabelo
Foto: Shutterstock
Receitas caseiras para interromper a perda de fios
► Folha de babosa + Leite de coco
Ingredientes: você precisa de 1 folha de babosa e 200ml de leite de coco.
Como usar: misture a polpa retirada da folha com o leite no liquidificador. Com os cabelos limpos e únidos, aplique tanto no couro cabeludo como no comprimento dos fios, massageie por cerca de 5 minutos e use uma touca plástica para agir por meia hora. Enxague e finalize. É recomendado repetir o processo uma vez por semana.
Benefícios: o leite de coco é conhecido por sua ação hidratante e propriedades antimicrobianas. Já a babosa entra como um ótimo agente antifúngico e ajuda a fechar as cutículas do fio.
► Solução com gengibre
Ingredientes: um pedaço de gengibre e água.
Como usar: descasque a planta e bata no liquidificador com 1/4 de uma xícara de água. Use um pano para despejar a pasta e extrair o suco. Aplique o líquido diretamente no couro cabelo e deixe agir por 10 minutos. Lave e finalize.
Benefícios: a planta possui substâncias que estimulam o fluxo sanguíneo no couro e favorecem à circulação, assim o cabelo acaba crescendo mais rápido. Além disso, a raiz ajuda a prevenir e conter a caspa graças às suas propriedades antissépticas.
Tratamentos para a queda de cabelo em clínicas de estética
Foto: Shutterstock
► Intradermoterapia
O tratamento capilar para queda de cabelo consiste em sessões de injeções que fornecem ao couro cabeludo vitaminas e substâncias que fortalecem o fio, entre eles, o minoxidil, aminoácidos e sais minerais. O conjunto ainda impulsiona o crescimento e produz fios mais grossos. No geral, o procedimento é tolerável, mas a sensibilidade varia de pessoa para pessoa, o tempo de tratamento costuma ser cerca de 10 sessões e a periodicidade depende do paciente.
► Carboxiterapia
A técnica capilar é indicada para os fios que costumam cair em grande quantidade após crescer, mas também para casos de herança genética. A carboxiterapia consiste em injetar gás carbônico no couro cabeludo para aumentar a circulação sanguínea e estimular os folículos capilares. O tratamento costuma durar de 10 a 20 sessões com consultas semanais ou quinzenais.
► Tratamento PRP
Para casos em que a calvície está avançada, o PRP (plasma rico em plaquetas) pode ser o tratamento ideal. O método consiste em obter de pequenas amostras de sangue o plasma. Após ser aplicado em áreas atingidas pela perda de cabelo, o líquido regenera as células e impulsiona o crescimento de cabelo. O tratamento dura cerca de 8 sessões com periodicidade quinzenal.
IMPORTANTE: antes de inciar QUALQUER tratamento, consulte um dermatologista para saber qual a causa do seu problema e o método ideal para solucionar a queda de cabelo. A consulta a um profissional da área é imprescindível!
Shampoos para prevenir a calvície
Foto: Shutterstock
► Shampoo Vichy Dercos Energizante: feito com aminexil e vitaminas PP/B5/ B6, o produto promove o fortalecimento da fibra capilar, além de manter os fios resistentes.
► Shampoo Bio Extratus Antiqueda: a fórmula do shampoo contra queda de cabelo contém jaborandi, alecrim, quilaia e vitaminas A, B e E.
► Shampoo Antiqueda La Roche-Posay Kerium: indicado para todos os sexos, o produto repara os danos no couro cabeludo e age diretamente contra a queda dos fios. Entre seus componentes estão a argínia e vitamina B5.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 26 Abr 2018.