É incrível como, apesar da culinária ser algo universal, a gastronomia varia tanto de região para região. As pessoas estão resgatando cada vez mais o hábito de cozinhar, mas cada um com seu gostos e influências. Pois, mesmo com as tendências do mundo gastronômico influenciando tanto os pratos que comemos, cada região tem suas peculiaridades. E não é preciso falar nem de um mundo inteiro, dentro de cada país já dá para perceber como os gostos variam.
Já que quando falamos de receitas lembramos sempre do Pinterest, a plataforma divulgou uma lista que traz informações sobre o que as pessoas gostam de comer pelo mundo. A pesquisa analisou as comidas e receitas que se destacam em regiões do mundo por serem salvas com maior frequência quando comparadas com outros lugares do mesmo país. O resultado é uma seleção de pratos diferentes e populares em diversas regiões do mundo!
Será que as receitas mais pesquisadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Madrid são as mesmas? Pois confira o resultado na galeria e surpreenda-se!
Rio de Janeiro - Waffle
No Rio de Janeiro, as sobremesa é que tomam conta do topo do ranking das receitas mais buscadas. Em primeiro lugar está o waffle, seguindo do cheesecake de abóbora. Em terceiro lugar, aparecem as receitas com couve-flor.
1. Waffles
2. Cheesecake de abóbora
3. Receitas de couve flor
Waffle
*Receita do Tempero de Família (GNT)
Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
1 copo americano de leite
1 colher (café) de fermento químico em pó
125g de farinha de trigo
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma boleira ou forma de waffle com margarina e despeje a massa. Vá virando a boleira até que a massa fique dourada dos dois lados. Sirva com calda de melado, geleia ou manteiga.
São Paulo - Pimentão Recheado
Em São Paulo o resultado é bem diferente da capital carioca, pois as três receitas passam longe das sobremesas. Em primeiro lugar fica o clássico pimentão recheado, uma receita prática e saborosa. Já em segundo lugar aparece a exótica sopa de tortilla. O terceiro posto é do molho de feijão mexicano.
1. Pimentão recheado
2. Sopa de tortilla
3. Molho de feijão mexicano
Pimentão Recheado
*Receita Nestlé
Ingredientes
6 pimentões amarelos
3 colheres (sopa) de bacon picado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 quilo de carne moída
2 tabletes de caldo de carne
2 tomates picados
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 fio de azeite
Modo de preparo
Corte os pimentões ao meio e retire as sementes. Reserve. Em uma panela, doure o bacon, em sua própria gordura. Acrescente a cebola e o alho e refogue. Adicione a carne moída, o caldo de carne e refogue até secar toda a água. Junte os tomates e uma xícara (chá) de água. Misture bem. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Polvilhe a farinha de trigo e cozinhe por cerca de 2 minutos. Finalize com o cheiro verde. Recheie as metades dos pimentões com a carne e distribua em uma assadeira untada com azeite e regue com o azeite. Asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.
Brasília - Frango Asiático
Em Brasília, receitas salgadas também são as que fazem sucesso. Em primeiro lugar aparece o frango agridoce. Em seguida sopa de feijão e a irresistível batata assada recheada.
1. Frango agridoce
2. Sopa de feijão
3. Batata assada recheada
Frango Teryaki
*Receita do blog Na Minha Panela
Ingredientes
3 peitos de frango sem pele
3/4 xíc. de molho shoyu
1 xíc. de água
1/2 xíc. de açúcar mascavo
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de chá de amido de milho
1 cebola média
1 fio de azeite
Modo de preparo
Tempere bem os peitos de frango e corte em tiras não muito finas. Em uma tigela, misture o molho shoyu com a água, o açúcar mascavo, o gengibre em pó e o amido de milho. Depois corte a cebola em cubinhos bem pequenos. Leve para refogar no azeite e jogue as tiras de frango até selar. Em seguida acrescente o molho e mexa de vez em quando, até o frango ficar cozido por dentro. Está pronto! Se quiser, salpique cebolinhas por cima ou gergelim.
Salvador - Abóbora-espaguete
Em Salvador, é a abóbora-espaguete que faz sucesso entre as receitas, com os mais diferentes preparos. O fruto desfaz-se em finos fios iguais aos fios de espaguete depois de cozinhar – por isso o nome. Além dela, entram também no ranking uma cheesecake dip (receita diferente e deliciosa!) e asinha de frango apimentada.
1. Abóbora spaghetti
2. Cheesecake dip
3. Asinha de frango apimentada
Espaguete de abóbora-espaguete
*Receita do Gshow
Ingredientes
1 abóbora espaguete
400 g de carne moída de boa qualidade
8 tomates grandes bem vermelhos sem pele picados
1 cebola
3 dentes de alho
1 limão
1 caldo de carne
2 colheres de azeite
Manjericão a gosto
Orégano a gosto
Sal à gosto
Água se necessário
Extrato de tomate se necessário
Modo de preparo
Temperar a carne moída com 2 dentes de alho, sal e limão e reserve. Cortar a abóbora ao meio e colocá-la em um refratário de vidro, ir ao micro-ondas ou ao forno até ficar assada o suficiente para desfiar com textura de espaguete. No micro-ondas aproximadamente 12 minutos, no forno aproximadamente 25 minutos. Após essa etapa retirar completamente a polpa da abóbora e reservar. ) Para o molho, fritar a cebola e 2 dentes de alhos no azeite, acrescentar o caldo de carne e quando já estiver dourando adicionar a carne moída. Quando a carne já estiver bem frita acrescentar os tomates. Esperar adquirir a consistência de molho e se achar conveniente adicionar um pouco de água. Se quiser uma cor um pouco mais forte ou no caso de os tomates não serem tão vermelhos pode adicionar um pouco de extrato de tomate. Prove o sal e se necessário coloque um pouco. Para finalizar acrescente as folhas de manjericão e o orégano a gosto.
Alemanha - Arroz tailandês
Já na Alemanha, os maiores sucessos são pratos internacionais. Em Berlim, as receitas mais buscadas são de pratos caribenhos, e em Munique faz sucesso o arroz tailandês.
· Berlim: Prato caribenho
· Munique: Arroz tailandês
Arroz thai frito com carne de porco
*Receita do blog Panelinha
Ingredientes
Arroz
1 xícara (chá) de arroz de jasmim
1 ¼ de xícara (chá) de leite de coco
1 ¼ de xícara (chá) de água
1 folha de louro
Molho
Suco de 1 limão
½ colher (sopa) de nampla (molho de peixe tailandês)
1 dente de alho socado ou picado fininho
1 pimenta vermelha picada, sem sementes
Para fritar o arroz
100 g de carne de porco moída
2 colheres (sopa) de óleo
2 ovos
1 pepino japonês cortado em cubos, com a casca
1 tomate do tipo Débora, sem sementes, em cubos
¼ de cebola picada fino
2 dentes de alho picados fino
½ colher (sopa) de açúcar mascavo
5 folhas de coentro
5 folhas de manjericão
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de nampla (molho de peixe tailandês)
2 talos de cebolinha fatiados fino
Modo de preparo
Arroz: Numa panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, reduza o fogo para baixo e deixe cozinhar até secar. Vá verificando com um garfo o fundo da panela; quando não houver mais líquido, desligue e deixe a panela tampada por 10 minutos. Enquanto isso, prepare os ingredientes que serão utilizados para fritar o arroz e também o molhinho, que será servido à parte. Molho: Numa tigelinha, misture bem todos os ingredientes. Sirva em uma colher chinesa de porcelana, ou em uma tigelinha bem pequena, que caiba no prato onde o arroz será servido. Para fritar o arroz: Leve uma frigideira grande, de preferência do tipo wok, ao fogo alto. Quando ela estiver quente, regue com as 2 colheres (sopa) de óleo. Assim que o óleo começar a fumegar, junte a carne moída e mexa bem por 5 minutos. Quando a carne estiver dourada, junte os ovos e mexa bem. Em seguida, junte o arroz previamente cozido, o tomate, o pepino, o alho, a cebola, o açúcar, o coentro e o manjericão. Esse processo deve ser feito com fogo alto, mas bem depressa para não queimar os alimentos. Desligue o fogo. Tempere com nampla e shoyu e misture bem. Por último, polvilhe com a cebolinha fatiada. Sirva com o molhinho à parte.
Austrália - Donuts
Na Austrália fazem sucesso em Melbourne os famosos donuts. Já em Sydney uma surpresa, a mesma receita que faz sucesso em Salvador, a abóbora-espaguete!
· Melbourne: Donuts
· Sydney: Abóbora spaghetti
Donuts
*Receita do Edu Guedes
Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de manteiga (temperatura ambiente)
2 ovos
½ xícara (chá) de leite
1 pitada de noz moscada
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo, o suficiente para fritar
Cobertura
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Suco de ½ limão
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture bem o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite a noz moscada. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e o fermento em pó, mexendo sempre, até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos. Se for necessário acrescente mais farinha de trigo. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa deixando-a com espessura de aproximadamente 1 cm. Com o auxílio de dois cortadores, sendo um maior que o outro, corte a massa formando uma rosca. Faça o mesmo com o restante da massa. Frite no óleo moderado até que fiquem dourados. Coloque sobre papel absorvente e reserve. Prepare a cobertura. Misture bem em uma tigela o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Cubra os donuts com essa cobertura ou escolha outra de sua preferência.
Espanha - Trança doce
Na Espanha, é uma receita dinamarquesa que faz sucesso em Barcelona, é o pão dinamarquês, que é na verdade uma trança doce. Já em Madrid, faz sucesso a sopa de tortilla - assim como em São Paulo.
· Barcelona: Pão Dinamarquês (trança)
· Madrid: Sopa de tortilla
A receita da trança dinamarquesa é bem complexa! Além de levar muitos ingredientes, também é preciso habilidade para trançar a massa. Se você quiser aprender, pode conferir no blog Prato Fundo o passo a passo.
Reino Unido - Quiche
E no Reino Unido, duas receitas clássicas fazem sucesso, em Birmingham é a quiche, e em Glasgow é o tradicional Macaroni Cheese, ou macarrão com queijo.
· Birmingham: Quiche
· Glasgow: Macaroni Cheese
Quiche de Queijo e Cebola
*Receita do Tastemade
Ingredientes
50g de açúcar
1 gema
5 colheres de sopa de água
250g de farinha de trigo
125g de manteiga gelada
2 cebolas cortadas em julienne
40g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
5 ovos
Sal
350g de creme de leite fresco
1 ½ xícaras de queijo Gruyère
Modo de preparo
Em uma tigela misturar o açúcar, a gema e a água. Em outra tigela, dispor a farinha, o sal e por cima os cubos de manteiga. Misturar com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Fazer um buraco no meio e colocar os líquidos. Amassar com a palma das mãos para misturar tudo muito bem. Enrolar em papel filme e levar a geladeira por no mínimo 2 horas. Abrir a massa com o auxílio de um rolo. Cobrir uma forma redonda de fundo removível. Reservar na geladeira enquanto faz o recheio. Levar a cebola para uma frigideira com 40g de manteiga. Refogar por 5 minutos mexendo bem. Colocar o açúcar e o vinagre sobre as cebolas e refogar mais um pouco, deixando a calda se misturar. Desligar o fogo e reservar. Em uma tigela, bater os ovos com uma pitada de sal e a nata. Juntar o queijo. Dispor o recheio sobre a massa na forma. Acomodar as cebolas no recheio. Levar ao forno a 180 graus por 40 minutos, até ficar bem dourada.
Atualizado em 7 Mar 2017.