Divulgação / Empório Siriuba |
Gastronomia funcional: essa receita "espanta a TPM" |
Além de aderir à listinha de ingredientes que ajudam a combater o colesterol, existe mais um princípio que deve ser seguido para a manutenção da alimentação "wellness": a maneira correta de cozinhar os alimentos. Autor da chamada gastronomia funcional, o chef Renato Caleffi, que alia sabor e saúde no cardápio do Empório Siriuba, diz que de nada adianta incluir apenas ingredientes funcionais no receituário, sem prestar atenção na forma de cozinhá-los.
"As pessoas falam para comer linhaça para diminuir o colesterol. Mas só comer a semente não adianta nada porque é preciso quebrar a membrana dela para que ela possa hidratar e eliminar o colesterol ruim", explica Renato, que ensina a hidratar a linhaça ou triturá-la antes de levá-la para o forno brando e só então deixá-la apta para o consumo. Do mesmo jeito que cada pessoa tem uma predisposição diferente para variados tipos (e intensidades) de determinado mal, também os alimentos podem se tornar mais apropriados para cada maneira de cocção.
Divulgação / Empório Siriuba |
Nem só contra o colesterol: este prato ajuda na imunidade |
Receitas contra o colesterol Rendimento: 10 porções Ingredientes 1,4 kg de polpa de banana verde processada sem líquido 200 g de alcachofra 100 g de rúcula 1 colher (sopa) de gersal 100 g de farinha de quinua 50 g de farinha de linhaça Para o molho 2 xícaras de queijo quark 1 tofu de 240 g 200 ml de molho de tomate Pitada de páprica picante Modo de preparo: cozinhe as bananas em panela de pressão - coloque-as na água quente e feche a panela, quando pegar pressão cozinhe por 10 minutos e desligue o fogo; abra quando a pressão for embora. Processe a polpa sem líquido até formar uma pasta. Adicione os ingredientes restantes e misture tudo até dar o ponto de nhoque (à medida que ele resfria, fica mais fácil de moldá-lo no formato apropriado). Para o molho, bata no liquidificador o queijo quark com o tofu, o molho de tomate a páprica. Leve ao fogo baixo até engrossar. Tempere com sal e ervas frescas, afinando o molho, se preferir, com leite desnatado até ficar na consistência adequada. Passe por uma peneira e despeje no nhoque. Para não talhar, adicione uma colher de café de maizena dissolvida em leite ou água - quando já estiver fervendo. Observações do chef: o sabor e a aparência do prato é idêntica ao tradicional nhoque de batatas com molho branco, mas os ingredientes escolhidos são isentos de pesticidas; a receita possui baixo índice glicêmico e muita fibra; a técnica utilizada não destruiu as características nutricionais do alimento; os ingredientes são fontes de neurotransmissores: como a banana verde em serotonina, a rúcula em ácido fólico, a páprica picante em capsaicina. Rendimento: 1 porção Ingredientes: 75 g de salmão 1 colher (chá) de semente de papoula 1 colher (chá) de semente de linhaça 1 colher (sobremesa) de azeite extra-virgem + azeite à gosto para regar o peixe pronto 5 pezinhos de brócolis ninja ½ dente de alho Sal e pimenta-do-reino preta a gosto Modo de preparo: tempere o salmão com sal e pimenta e prense na papoula. Grelhe numa frigideira de teflon até dourar de cada lado. Reserve. Cozinhe o brócolis no vapor por 6 minutos ou até ficar com a consistência firme e tempere com sal. Para servir, coloque o peixe no prato, arrume os brócolis ao lado e regue com azeite extra-virgem. |
Saiba mais sobre gastronomia saudável
Serviço:
Empório Siriuba
Alameda Franca, 1590, Jardim Paulista - São Paulo/SP
Fone: (11) 3081-4303
Veja lá: Festival Sabor & Saúde
Catherine
Rua Haddock Lobo, 1716, Jardins - São Paulo/SP
Fone: (11) 3068-0601
Veja lá: Catherine Light
Caroline
Rua Oscar Freire, 145, Jardins - São Paulo/SP
Fone: (11) 3068-0601
Atualizado em 7 Ago 2012.