Conquistar um corpo durinho e cheio de curvas não é uma tarefa fácil: é preciso ter foco, muita força de vontade e tentar ir à academia pelo menos três vezes por semana. Porém, para quem não gosta de musculação, a dificuldade aumenta um pouquinho, já que, antes de tudo, é preciso encontrar o exercício ideal. A boa notícia é que existem diversas alternativas para quem não é muito fã das academias.
Luta, pilates, yoga, natação e dança são ótimos substitutos da musculação. Além de queimarem algumas boas calorias, esses exercícios ainda têm o poder de tonificar os músculos e de desenhar o corpo.
Pensando em quem não gosta de "puxar ferro", o Guia da Semana listou 11 alternativas para quem não é muito fã de academia. Se liga:
Pilates
Para quem gosta de exercícios que trabalham a mente, o autocontrole e a autoestima, o pilates é uma ótima opção. Feito basicamente de movimentos que ajudam a alongar o corpo e a fortalecer os músculos, o pilates é uma atividade de baixo impacto (não prejudica articulações e músculos do corpo), causando menos desgaste. Além de auxiliar na perda de peso e medidas, o pilates ainda ajuda no controle da respiração, diminuindo a ansiedade, e no tratamento de dores na coluna, já que fortalece os músculos desta região.
Yoga
A prática do yoga também é indicada para quem busca uma atividade que trabalhe a mente e o corpo. Além de alongar os músculos, melhorar a qualidade de vida e aumentar a capacidade de concentração e criatividade, o yoga ainda reduz o estresse, regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório, melhora o sono, promove a permanente sensação de bem-estar, equilibra a produção hormonal e fortalece o sistema imunológico. Vale destacar que existem diversas linhas e métodos de yoga, com ênfases, abordagens e propostas para diferentes gostos, características e interesses pessoais, mas todos com um objetivo comum: a harmonia plena.
Dança
Além de ajudar a manter o corpo e a saúde, a dança pode ser um alívio para o estresse do dia a dia. Extremamente prazerosa, ela aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento aeróbico e a coordenação motora, ajuda a perder peso, fortalece a musculatura, protege as articulações, atenua dores, previne problemas posturais e de artrose, combate a depressão e a timidez, combate o estresse, ajuda a relaxar... Ufa! O mais bacana é que existem diversos estilos e ritmos de danças, como zumba, dança contemporânea, ballet, dança de salão, samba de gafieira, axé, funk e muitas outras. O difícil é apenas escolher qual delas combina mais com a sua rotina.
Circo
Para quem não gosta de rotina, a aula de circo pode ser uma boa opção, já que ela conta com diversos exercícios de acrobacia, aéreos (tecido, lira e trapézio) e malabares. A atividade tem o poder de desenvolver as capacidades físicas de força, flexibilidade, resistência e velocidade, além das habilidades motoras especificas como equilíbrios (estático e dinâmico), lateralidade, noção espacial (sinestesia), coordenação motora fina, dentre outras.
Natação
A natação é um dos melhores esportes para quem quer fugir da academia. Além desse exercício trabalhar o corpo inteiro, envolvendo músculos do braço, perna, ombro, costas e peitoral ao mesmo tempo, ele ainda tem o poder de treinar o controle respiratório e a coordenação motora, provocando o alongamento dos músculos e a flexibilidade nas articulações. Por ser um exercício na água, possui baixo impacto para as articulações. Uma hora nadando em ritmo moderado queima aproximadamente 500 calorias.
Muay Thai
O Muay Thai é uma ótima alternativa para perder peso e tonificar os músculos. Isso porque é comum a prática de exercícios aeróbicos, como corrida, polichinelos e pular corda, nas aulas. Outro benefício da luta está relacionado com a melhora no condicionamento físico e controle respiratório, além do aumento de flexibilidade dos músculos e do autocontrole. Por ser bem intenso (uma aula intensa do esporte queima em média 1000 calorias), o Muay Thai ainda pode ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor.
Boxe
São muitos os benéficos do boxe: definição de pernas, braços e panturrilhas, aumento da resistência muscular localizada, aumento da capacidade cardiorespiratória, melhora da musculatura lombar, corrigindo desvios posturais, e a melhora da coordenação motora. Por exigir movimentação, reação, defesa, esquiva e ataque, uma hora de aula pode queimar uma média de 600 calorias, além de fazer com que o aluno ganhe mais agilidade, flexibilidade e confiança.
Crossfit
Diferente da musculação, o crossfit não treina grupos musculares isolados, mas o conjunto como todo – o que o torna muito menos entediante. Ele possui 3 princípios: movimentos funcionais (que estimulem o maior número de músculos ao mesmo tempo possível), estímulos constantemente variados (evitando rotinas) e alta intensidade. O treino conta com exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade, velocidade e agilidade. Faz parte dos exercícios pular corda, subir em argolas, pendurar em barras, levantar peso e saltar. Em média são gastos mais de 500 calorias por sessão. Haja fôlego!
Patins
Já imaginou perder peso e se divertir ao mesmo tempo? Isso pode ser possível com o patins. Além de gastar umas boas calorias e tonificar as pernas, panturrilhas e glúteos, o passeio de patins pode ser uma grande aventura ou um momento de relax. Sempre usando joelheiras, cotoveleiras, luvas e capacete, pratique o exercício em lugares apropriados, como parques ou rampas.
Bike
Assim como o patins, a bike também ajuda na perda de peso e no alívio do estresse do dia a dia. Sempre usando os equipamentos básicos, como capacete e luvas, opte por praticar o esporte em lugares com ciclofaixas. Uma boa dica é deixar a atividade mais leve ou pesada com a mudança das marchas. Pegar uma subida também ajuda no fortalecimento muscular!
Corrida e caminhada
Feitas sozinhas ou grupo, as corridas e caminhadas são ótimas opções para quem não gosta de academia. Além de estimular várias partes do corpo, a atividade ainda pode ser um momento relax. Faça uma playlist animada e se jogue na esteira ou no parque.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 20 Nov 2015.