As temidas estrias não escolhem gênero, peso ou idade para atacar. Mulheres e homens sofrem com esse efeito colateral, que afeta a pele e ocorre quando ganhamos um volume excessivo de gordura ou músculos em pouco tempo, rompendo a camada de elastina e colágeno da derme.
Apesar de não se desenvolverem da mesma forma e no mesmo ritmo em todos os tipos de pele, o surgimento das estrias costuma ser rápido e, para desespero de todos, sua remoção é muito trabalhosa, demorada e, na maioria das vezes, possui um alto custo.
Por isso, reunimos 15 medidas simples que vão ajudar a minimizar a flacidez e as estrias. Confira!
Mude seus hábitos alimentares
Nenhum tratamento estético será efetivo se você não mantiver uma dieta equilibrada e balanceada, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo como um todo. Além disso, risque de seu cardápio as frituras, comidas gordurosas, embutidos e outros alimentos ricos em sódio e açúcares.
Cremes específicos
Eles não vão acabar com as estrias sozinhos, é preciso cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Mas existem produtos, como este, que podem atenuar as marcas da estria na pele e evitar o surgimento de novas rupturas.
Beba muita água
Um corpo bem hidratado funciona muito melhor e isso inclui a elasticidade da pele. Mesmo para quem costuma consumir muitos líquidos, ainda é indispensável tomar pelo menos um litro e meio de água diariamente.
Consuma gelatina
A gelatina é um alimento rico em colágeno, substância fundamental para a manutenção da elasticidade da pele. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford, em 2005, ingerir 250 g de gelatina diariamente melhora a aparência da pele. Se você não gosta da sobremesa, invista em cremes à base de colágeno.
Mexa-se
O sedentarismo é prejudicial a todo o corpo e também à aparência de sua pele. É preciso tonificar os músculos de alguma forma e sem praticar alguma atividade física a flacidez é inevitável. Busque uma atividade prazerosa e estimulante, e a pratique com frequência. Algumas se destacam por tonificar os membros inferiores como as danças, o power jump e a hidroginástica.
Fuja de banho muito quente
Água quente em excesso danifica não só os cabelos, como também a pele. Isso porque a alta temperatura remove a camada de oleosidade natural da derme e esse ressecamento favorece a aparição das estrias. Tome banhos mornos para frios sempre que puder, e evite ao máximo o contato prolongado com a água muito quente.
Alimentos que vão ajudar
Enquanto alguns alimentos são verdadeiros sabotadores da pele e da boa forma, outros podem ajudar no processo de tonificação e contribuir para uma pele mais firme e bonita. São eles: grão de bico, soja, lentilha, ovos, frango, peito de peru, carnes vermelhas de corte magro, peixes, leite desnatado, iogurte desnatado e frutas cítricas. Temos uma matéria completa sobre isso aqui.
Óleo de buriti
Rico em vitamina e carotenoides, responsável pela cor avermelhada, o óleo de buriti ajuda a pele a se tornar mais elástica e firme. Ele também é um anti-inflamatório e antioxidante natural. O produto não remove estrias, mas colabora para melhorar sua aparência. Basta aplicar na pele, envolver com plástico e deixar agir por 30 minutos.
Aliado: azeite de oliva
Não se trata de temperar seus pratos com azeite, mas sim em usá-lo como hidratante. O produto é um óleo com grande capacidade de absorção de água e pode ser usado como um hidratante de longa duração. Assim, ele ajuda a pele a recuperar a elasticidade e evita o surgimento de novas estrias.
Café esfoliante
Outra receita caseira é esfoliar a pele afetada pelas estrias com a borra do café uma vez por semana. Para isso, massageie a pele com o café usado no filtro e remova o excesso com água, sem sabão. Depois de enxaguado, aplique algumas gotas de azeite de oliva na região e envolva com plástico durante 30 minutos ou até o óleo ser totalmente absorvido pela pele.
Procure um especialista
Antes de realizar qualquer mudança em sua dieta, na sua rotina de exercícios ou adotar algum tipo de tratamento estético, procure especialistas de cada área. Consulte um nutricionista, um profissional de educação física e um dermatologista.
Combatendo estrias vermelhas
As estrias avermelhadas são lesões mais recentes na pele e têm mais chances de serem removidas. Geralmente, são recomendados o peeling e produtos à base de ácido retinoico. Quanto antes as estrias vermelhas forem tratadas, mais fácil será sua remoção.
Combatendo estrias brancas
Essas são marcas mais antigas e que precisam de um tratamento mais intenso. Além do peeling e do laser, existe também a possibilidade de aplicar substâncias que promovam a elasticidade da pele.
Fuja de roupas muito justas
As roupas mais justas dificultam a circulação sanguínea e entram em constante atrito com a pele, principalmente durante a prática de exercícios físicos. Prefira sempre tecidos leves, arejados, confortáveis e soltinhos.
Evitando novas estrias
Fique sempre atento à quantidade de água ingerida, assim como a sua alimentação e rotina de atividades físicas. Isso evita o efeito sanfona e modificações drásticas na pele. Cuide-se bem, começando de dentro para fora.
Atualizado em 7 Mai 2015.