A natureza está cada vez mais presente nas casas e apartamentos por vários motivos, um deles, por exemplo, é o fato das plantas transmitirem aconchego e sossego, que às vezes se perdem nas cidades grandes. Para os apaixonados por flores e vegetações no geral, a decoração botânica é uma das técnicas mais procuradas para transformar um ambiente em um misto de conforto e modernidade.
Simples e práticos, os cactos e as suculentas costumam ser as espécies que melhor se adaptam à lugares menores e que precisam de um cuidado não tão complexo como algumas plantas, por isso, que tal conhecer um pouco melhor sobre elas e respirar um pouco da natureza no seu lar? Saiba mais sobre como cultivar suculentas e cactos e como decorar sua casa com essas plantinhas adoráveis:
Como plantar os seus cactos e suculentas
Foto: Shutterstock
As regras para não errar na hora de plantar os cactos são essenciais para que as plantinhas consigam respirar e ter os nutrientes necessários. O primeiro passo na montagem é criar uma barreira para facilitar, ou melhor, para que a drenagem possa acontecer - essa etapa é para vasos e recipientes que não possuem furinhos onde a água possa escoar. Para isso, adicione cascalho - pedrisco e cacos de telha ou argila expandida -, e cubra com uma camada de TNT (esta técnica faz com que, na hora de regar, a misturinha de terra não perca as suas vitaminas). Logo após esse processo, retire as folhas secas e coloque o cacto no recipiente com toda a raiz. Depois, adicione o substrato. É importante mencionar que o substrato ideal é o feito de terra adubada, areia de construção (areia de rio) e pedriscos, na proporção de 2:2:2.
Importante: sabe aquelas famosas pedrinhas brancas que muitos usam na hora de enfeitar os vasos? Então, tome cuidado! Estas pedras são feitas de mármore e não são saudáveis para a planta, por isso, opte por casca de pinus ou palha de arroz. Para adicionar fofura, que tal alguns vasinhos fofos?
Os melhores tipos de adubo
A adubação orgânica é um ótimo meio dos cactos e suculentas obterem vitaminas, duas boas opções são o húmus de minhoca e um composto orgânico de qualidade. Em casa, é possível conseguir um bom adubo através dos ovos – tente triturar as cascas no liquidificador e jogar na terra.
Afinal, quantas vezes é preciso colocar água?
Foto: Shutterstock
Quando o substrato perder a umidade, você pode regar com mais ou menos uma colher de água, uma vez a cada quatro dias - durante o inverno, aumente o período para cerca de 15 dias. É importante sempre estar de olho na terra para que não acumule água – esse tipo de planta não gosta tanto de água.
Saiba a diferença entre os vasos
Quadro vivo de suculentas
Decorativo e deslumbrante, o quadro vivo de suculentas virou moda, principalmente em ambientes que procuram transmitir aconchego e trazer um pouco da natureza para dentro de casa. O passo a passo é um pouco complexo, mas não impossível. Que tal aprender? Veja o vídeo abaixo e mãos à obra:
Microjardins
Outra técnica de decoração botânica muito conhecida são os microjardins ou terrários. As estruturas vivas são montadas em globos de vidro ou vasos transparentes e se tornam 'pequenos mundos'. Para aprender como fazer o seu, veja o vídeo abaixo:
Algumas inspirações de decoração
Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest
Foto: Shutterstock
Por Juliane Romanini
Atualizado em 6 Jun 2018.