Kombucha é uma bebida fermentada caseira, feita a partir de chá, e que tem efeitos probióticos. É uma excelente alternativa ao refrigerante, já que ele é gaseificado naturalmente e, claro, é muito mais saudável.
No mercado há uma variedade de sabores para agradar os diferentes paladares, mas você pode criar um com a sua cara, acrescentando os ingredientes que você mais gosta. O Guia da Semana te ensina como fazer Kombucha a seguir:
Preparando o Scoby
Scoby significa Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast ou, em português, Comunidade Simbiótica de Bactérias e Leveduras. Trata-se de um conjunto de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras que vivem em harmonia se alimentando de chá ou açúcar. Em troca, estas bactérias produzem ácido lático, enzimas e muitas vitaminas.
Para fazer o seu Scoby você vai precisar de:
1,5 litro de água filtrada
½ xícara de chá de açúcar branco
1 colher de sopa de chá preto a granel
1 xícara de kombucha não pasteurizado e sem sabor
Um frasco grande de vidro ou cerâmica
pano de prato limpo
elásticos
O Scoby
Leve a água para ferver em uma panela limpa. Retire do fogo e dissolva o açúcar. Adicione o chá e deixe em infusão enquanto a água esfria até a temperatura ambiente. DICA: só é possível começar a trabalhar quando a água está em temperatura ambiente.
Despeje o chá açucarado no pote escolhido e em seguida acrescente o kombucha comprado em loja. Não feche o recipiente com tampa porque o Scoby precisa de oxigênio. Porém, cubra o recipiente com um pano de prato e um elástico. Isso evita que insetos sejam atraídos pelo odor.
Deixe descansar em lugar escuro e a temperatura ambiente por até 4 semanas. Você perceberá como o seu Scoby crescerá aos poucos, dia a dia. Mas vale dizer que durante os primeiros dias você não verá nada além de algumas bolhas, até que o Scoby começará a crescer e pode chegar até o tamanho da foto acima.
A primeira fermentação
Agora que você tem um Scoby, está pronto para preparar o Kombucha. O processo é simples, mas requer paciência. Para a Primeira Fermentação você precisará de:
3,5 litros de água filtrada
1 xícara de chá de açúcar branco
2 colheres de sopa de chá verde
Kombucha comprado em loja não pasteurizado e sem sabor
1 Scoby
Um frasco grande de vidro ou cerâmica. Alternativamente, use um jarro de vidro com uma torneira embutida para facilitar o derramamento do kombucha.
Pano de prato
Elásticos
Preparando a primeira fermentação
Leve a água para ferver em uma panela limpa. Retire do fogo e dissolva o açúcar. Adicione o chá e deixe em infusão enquanto a água esfria até a temperatura ambiente. Com as mão limpas, remova suavemente o seu SCOBY do chá e coloque em um prato igualmente limpo. Despeje o chá açucarado em seu pote, em seguida, despeje o kombucha. Delicadamente, coloque o SCOBY no pote. Cubra o pote com o pano de prato bem apertado e prenda com o elástico.
Coloque o frasco em algum lugar escuro, imóvel e temperatura ambiente por 6 a 10 dias. Depois de 6 dias, deguste o chá uma vez por dia. Você perceberá que ele vai perdendo o gosto de vinagre e ficando com um sabor mais adocicado.
A segunda fermentação
Na segunda fermentação você pode começar a brincar com os sabores do seu kombucha. Para a Segunda Fermentação, o Guia da Semana sugere a seguinte receita:
Kombucha caseiro da primeira fermentação
Adoçante (você pode usar mel ou açúcar)
1 a 2 colheres de sopa de fruta ou sumo de fruta da sua preferência
Uma fatia de laranja
Um pedaço de gengibre cristalizado
Preparando a segunda fermentação
Coe o kombucha caseiro com um funil e coloque em um pote hermeticamente fechado, deixando sobrar cerca 4 cm da boca do pote. Adicione o adoçante escolhido e os outros ingredientes. Sele bem com a tampa. Deixe fermentar em algum lugar escuro e temperatura ambiente por 3 a 10 dias.
Aproveite
Aproveite o seu Kombucha caseiro. Se desejar, coe antes de servir. Coloque na geladeira para retardar o processo de carbonatação.
Atualizado em 1 Ago 2019.