Rotina acelerada, impaciência, trabalho cansativo... tudo isso contribui para o desenvolvimento do estresse, que se não for controlado, pode levar à pressão alta, doenças cardíacas, ansiedade, depressão e ainda colaborar com o aumento do peso corporal.
Segundo a psicóloga consultora da Netfarma, Sandra Mara, para evitar o estresse, é importante se atentar a certos cuidados e manter alguns bons hábitos. “No estado de calma, conseguimos fazer mais e melhor. Já sob estresse, a pessoa tem sintomas não apenas psicológicos como também físicos. Entre os psicológicos estão ansiedade, angústia, irritação, problemas de concentração, entre outros. Já os físicos incluem tensão muscular, dor de cabeça, tontura, queda de cabelos, entre outros. É um quadro que prejudica amplamente o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa”.
O Guia da Semana, com a ajuda da psicóloga consultora da Netfarma, reuniu algumas dicas para você combater o estresse. Confira:
Medite
Que tal entrar para um grupo de meditação e aprender a relaxar a mente? Os benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar já foram amplamente comprovados!
Pratique exercícios físicos
Além de distrair a mente, a prática regular de atividades físicas liberta no organismo a endorfina, substância produzida pelo cérebro que é considerada um “analgésico natural” e que promove o bem-estar. Além disso, treinar te ajuda a ficar mais relaxado e a ter uma melhor qualidade de sono.
Mantenha uma alimentação saudável
Comer bem é outro hábito que auxilia no combate ao estresse, pois uma alimentação pobre em nutrientes ou restritiva, além de causar fraqueza e mal estar, pode ocasionar mau-humor, que é o primeiro passo para desenvolver o estresse. Alguns alimentos fazem o organismo produzir mais serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite. Entre eles estão: cereais, laticínios, ovos e frutas como abacate e banana. Por isso, incluir esses itens em seu cardápio é uma boa ideia.
Relaxe e tenha momentos de lazer
Por mais corrida que seja a sua rotina, procure reservar momentos para o lazer e o descanso, nem que seja por curtos períodos. Uma quick massage relaxante na hora do almoço, uma caminhada de 20 minutos em um parque próximo do trabalho ou a leitura de um bom são boas práticas. Se não quiser terminar o dia estressado, evite que sua rotina seja 100% tomada de tarefas e obrigações.
Tome chás relaxantes
As infusões com ervas calmantes, como camomila, erva cidreira e a valeriana, são boas alternativas para reduzir o estresse. Além do efeito calmante dessas ervas, o próprio ritual de preparar e saborear o chá também ajuda a desacelerar, amenizando assim a ansiedade e o estresse.
Por A.
Atualizado em 5 Nov 2017.